quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cuidado nas entrevistas

Nos quase 40 anos de trabalho numa empresa extremamente séria e comprometida, um dos pontos básicos muito bem observado e levado com bastante critério era quanto à contratação de novos funcionários.
Obviamente existem os exames para pré-seleção onde depois de uma triagem normalmente feito por uma empresa especializada em RH, escolhem-se os melhores classificados e parte-se para uma entrevista pessoal.
E nesse ponto há algumas mancadas que infalivelmente levam o candidato a ser eliminado.
Para não ficar muito extenso vamos dividir por partes algumas sugestões para que o algum candidato que eventualmente for chamado para uma entrevista não cometa:

- Pergunta: Fale um pouco de você.
- Candidato: “Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho muita liderança e sei trabalhar sob pressão”.

Ufa!! Um super craque que joga nas 11 posições. Quando o jogador diz para o técnico que joga em todas, pode ter certeza que ele não joga em nenhuma. Por isso, atente para responder no máximo duas habilidades que você tem absoluta certeza de possuí-las.

- Pergunta: Qual seu objetivo na Empresa?
- Candidato: “Estou aqui para aprender” ou” Meu objetivo é aprender todas as técnicas da empresa para depois abrir um negócio”.

Opa!! Lugar de aprender é na escola que pode até cobrar o ensino. Além disso, nenhuma empresa desenvolve seus concorrentes.
Procure fornecer objetividade mostrando que sua intenção é contribuir a trazer resultados relacionados ao cargo que você está disputando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário