segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Eucalipto



Engana-se quem pensa que o eucalipto é uma monocultura que degrada o meio ambiente. 
Pelo contrário: o eucalipto é uma alternativa para reflorestar áreas devastadas, pois contribui com a manutenção do solo, ao permitir a infiltração da água, e reduz a pressão sobre as florestas naturais. “O eucalipto absorve grande quantidade de CO2 da atmosfera, o que diminui a poluição e combate o efeito estufa. 

Estima-se que 1 hectare de floresta sequestra anualmente 41 toneladas de CO2”, conta Carlos Roses, gerente operacional da Unidade Madeira da Eucatex. A empresa possui 44 mil hectares de florestas próprias de eucalipto, e toda essa área é certificada com a ISO 14001 e o Selo Verde, concedido pela Scientific Certification Systems (SCS), entidade ligada ao Conselho de Manejo Florestal, o Forest S tewardship Council (FSC), dos Estados Unidos. Roses chama a atenção para o seguinte dado: 1 hectare de floresta de eucalipto produz a mesma quantidade de madeira que 30 hectares de florestas naturais. “Apesar de ser uma cultura que se desenvolve em qualquer clima brasileiro, dos 300 milhões de metros cúbicos de madeira consumidos anualmente no Brasil somente um terço provêm de florestas plantadas”, salienta. 

Hoje, as plantações de eucalipto cobrem mais de 3 milhões de hectares de terras no país e são usadas como matéria-prima para as indústrias de painéis (chapa dura, MDP e MDF), de papel e celulose e siderurgia (carvão de madeira). Para garantir a biodiversidade, a Eucatex faz um monitoramento permanente da fauna em suas florestas, onde já foram identificadas mais de 150 espécies de aves e 20 de mamíferos. 
Cinco desses animais figuram entre os que estão em extinção, tais como Pinhé, Pavó, Soldadinho, Nhambu e Coleirinha. “O plantio de eucalipto, respeitando o correto manejo florestal, constitui um importante mecanismo de sustentabilidade do planeta. Reduz o aquecimento global, preserva as nascentes e os corpos d’água, diminui a pressão sobre mata nativa, gera empregos no campo e é uma fonte de renda autorrenovável. 
Daí ser uma alternativa contra o desmatamento”, finaliza o executivo da Eucatex. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário