quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Eleições em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que é "fantástico" que, "pela primeira vez", não haverá candidatos direitistas nas eleições presidenciais de 2010. Em discurso na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lula considerou que "não há melhor conquista" democrática do que contar apenas com candidatos presidenciais procedentes do espectro de partidos políticos de esquerda. Segundo o presidente, em outras eleições havia um candidato de centro-esquerda ou esquerda contra "os trogloditas da direita".


Lula disse que a situação "começou a melhorar" nas eleições de 1994 e 1998 que ele disputou e perdeu para Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, quando o nível da campanha foi "elevado".

Para 2010, segundo Lula, quatro ou cinco políticos disputarão a Presidência, todos eles com origem na esquerda, o que considerou como "inédito" e "fantástico".
Lula comentou que esta situação se explica porque a direita atualmente "é mais progressista" e também porque "se misturou" com muitos partidos de esquerda. Até agora, nenhum partido confirmou oficialmente seu candidato para o pleito de outubro do ano que vem, mas algumas legendas já apontam possíveis candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário