quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Produto para alimentar plantas

É raro quem não tenha passado pela situação de encontrar, murcha e sem vida, aquela plantinha de estimação deixada em um vaso. Não chega a ser uma tragédia, mas a sensação não deixa de ser desagradável, ainda mais nestes tempos em que tanto se fala em preservação da natureza e em consciência ambiental. 
Pois aqueles que gostam de plantas, mas têm dificuldades para mantê-las viçosas e bem cuidadas, passarão a dispor, em breve, de uma nova linha de fertilizantes líquidos premium, autoexplicativa, de fácil manuseio, aplicação e resultados rápidos. O público-alvo do novo produto são os consumidores que gostam de plantas, mas não são especialistas nos cuidados com elas. Trata-se da chamada “plant food”, ou alimento para p lantas, criado pela Biofert, empresa mineira localizada em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 


Segundo a sócia da Biofert, Erlana Castro, “o produto vem pronto, na dosagem certa. Basta borrifar quinzenalmente nas folhas que os efeitos benéficos aparecem logo”. O lançamento no mercado brasileiro será durante a 12ª Fiaflora / Expogarden, maior feira de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura da América Latina, que será realizada de 24 a 27 de setembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. 
Ainda de acordo com Erlana, a ideia é que a pessoa compre comida para sua planta como adquire ração para o seu animal de estimação. “Esse ponto de vista, voltado para o consumidor final, é absolutamente novo no país, para esta categoria de produtos. Estimamos que haja potencial para atingir milhões de co nsumidores e arriscamos que possamos multiplicar por 100 o tamanho do nicho de mercado atual, restrito a profissionais e especialistas em plantas. A expectativa é a de que, em seis meses, os produtos Biofert sejam encontrados nas principais cadeias varejistas do Brasil inteiro. E a partir de 2010, pretendemos ensaiar nichos de mercado em outros países, como o dos produtos voltados à orquidofilia”. Biofert para orquídeas: 


Outra novidade é o “plant food” específico para orquídeas que, por serem altamente mais delicadas, requerem “tratamento” diferenciado. A empresa já constatou que, com os nutrientes certos e condições ideais, algumas espécies chegam a florescer o ano inteiro. Único do seu gênero no mercado Brasileiro, o Biofert para orquídeas possui 15 nutrientes essenciais enquanto que os concorrentes disponíveis têm formula&c cedil;ão sólida, não são simples de usar e apresentam apenas quatro ou cinco nutrientes. 
Dados: A média anual de consumo de plantas no Brasil é de R$ 13,00 a R$ 15,00 por pessoa, muito abaixo, ainda, em relação à média européia, que é de US$ 70 por habitante ao ano (cerca de R$ 126). Pesquisas mostram que 85% dos consumidores que vão às compras em supermercados também levam flores e plantas ornamentais para a casa. ‘Percebe-se que o brasileiro começa a adquirir flores e plantas não mais como um artigo de luxo, mas como artigo de primeira necessidade. É algo que as fazem se sentir bem, porque criam um ambiente agradável em casa, no trabalho, no lazer’, diz o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker.

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