quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Doping

Quase dois meses depois de cinco atletas brasileiros terem ficado de fora do Mundial de Berlim por esse motivo e no dia seguinte da confirmação de mais três casos, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que Jenifer do Nascimento Silva foi flagrada em exame antidoping realizado em coleta feita no dia 12 de abril deste ano, sendo o 15º caso nacional de doping na modalidade apenas neste ano.
O teste foi feito quando a atleta participou do Campeonato Brasileiro de Atletismo de Juvenil. Na ocasião, ela foi campeã da disputa dos 3.000 m com obstáculos. Foi encontrada na amostra de Jenifer a substância proibida Isometepteno, encontrada em um famoso analgésico vendido sem prescrição médica nas farmácias brasileiras, a Neosaldina.

De acordo com as normas da Agência Antidoping da Federação Internacional de Atletismo (Wada), a atleta foi comunicada pela CBAt em 14 de setembro de 2009 do resultado positivo, tendo apresentado suas justificativas três dias depois. A entidade não aceitou as explicações de Jenifer, confirmando a infração de doping.

Como o Isometepteno, encontrado na lista de substâncias proibidas da Wada, é considerado uma "substância específica" e por ser a primeira infração da atleta, a CBAt aplicou a pena de advertência nesta quarta-feira por infração de doping, desclassificando Jenifer da competição em que foi flagrada no antidoping.

(Nota do Blog: A insanidade na noticia é de que se trata de um atleta juvenil , ou seja, a base já está contaminada.. Dificil acreditar que o jovem tenha se dopado por sí só. Certamente alguém mais experiente forneceu no minimo alguma orientação. Mais triste ainda é saber que já chega em 15 o número de atletas punidos por uso de medicamentos suspeitos. Ainda queremos fazer uma Olimpiada quando carecemos de base até mesmo para se tornamos um atleta.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário