terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sem Código de Postura

Lamenta-se ao andar pelas ruas da nossa cidade observar tanto descaso, tanta falta de responsabilidade, tantas irregularidades pela falta de um código de postura que se possa fazer com que regras sejam cumpridas e quando isso não ocorre que multas pesadas possam ser aplicadas com rigor.

Entre tantos, podemos citar a questão da sujeira deixada nas portas de estabelecimentos que promovem festas, bailes, shows aos finais de semana.
Em cidades ordeiras e onde o código funciona existe uma taxa obrigatória a ser paga à municipalidade para que tais estabelecimentos possam promover tais eventos. Dentro dessa taxa pode existir uma direcionada a empresa coletora de lixo para que tão logo termine o evento esse trabalho possa ser efetuado. Ou então que o promotor se compromete a realizá-la por sua responsabilidade desde que num período não tão distante do termino do evento.
Com isso praticamente no amanhecer observa-se as redondezas dos eventos limpos e até prontos para nova recepção.

Aqui onde somos uma ilha cercada por ongueiros e ambientalistas por todos os lados, o que se observa é um grande lixão espalhado e voando pelos arredores desses locais de eventos sem qualquer coibição, preocupação aonde esses papeis, plásticos, latinhas sejam levados. Invariavelmente para os bueiros já não menos limpos, entupidas de outros dejetos e cujo destino final é o rio.
Fala-se tanto em ambientalismo mas no discurso é uma coisa na prática bem diferente.
Cadê o Plano Diretor ? Cadê o Código de Postura? Com certeza bem guardado numa gaveta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário