terça-feira, 29 de setembro de 2009

Palmeiras de Azul???


Muitos sabendo que sou palmeirense me perguntam porque o Palmeiras resolveu adotar a camisa de côr Azul em seus jogos.
Importante ressaltar que o Palmeiras não mudou seu uniforme tradicional. Ou seja camisa verde e calções brancos continuam sendo seu uniforme oficial e o de nr. 1. Obviamente o de camisa branca e calções verdes é oficialmente o uniforme nr. 2.
Os clubes sempre optaram de algum tempo para cá adotarem uma camisa nr 3, para usarem a princípio em jogos amistosos e festivos e que depois por questões de marketing passaram a usá-los em jogos de torneios oficiais. O Palmeiras não fugiu às regras. Já teve uma camisa de cor cinza que tambem era usada em treino. Depois veio a verde limão que teve grande aceitação por parte da torcida. E agora mais recentemente, o Depto de Marketing resolveu com aval da Diretoria em adotar as cores das origens do Palmeiras.
Para quem não conhece a história , alguns imigrantes italianos e moradores do bairro do Brás em SPo um reduto da colonia italiana recém chegada da Itália no inicio do século passado, resolveram fundar um clube. Assim nasceu o Palestra Itália com as cores vermelha/branca/ azul em homenagem a as cores da bandeira italiana e carregando no peito o escudo da Cruz de Savóia.
A Cruz de Savóia em vermelho e branca era o brasão da família Savóia que protagonizou a unificação da Itália como Estado na segunda metade do século XIX. O primeiro escudo do Palestra Itália foi utilizado em 1914 e 1915. A Cruz de Savóia fez parte do uniforme principal do clube em 1916. 
Já o azul era a cor oficial da realeza italiana e o exército adotou o mesmo tom, ficando conhecido como a squadra azzurra, ou o esquadrão azul.
Já em 1942 durante a 2a. Guerra Mundial e com a Itália se aliando aos alemães houve uma pressão pelo time carregar em seu nome a palavra Itália e as cores italianas. Dessa forma, mudou-se o nome para Palmeiras e passando a usar o verde e branco conhecido.
Dessa forma, a reintegração do azul tem como finalidade trazer de volta a própria história e oriigem da Sociedade Esportiva Palmeiras.

3 comentários:

  1. que bom,q continua verde, pq vou fala azul ninguem merece. o palmeira e o melhor...
    Eliane
    thauuuuuuu pra todos

    ResponderExcluir
  2. e bom mesmo pq Azul e do CRUZEIROOOOOOOOOOOOO
    o melhozinho q esta tendo
    Pricila prima de Eliane de minas

    ResponderExcluir
  3. Mudou de cor por imposição do mundo contra o nazismo (Hitler)e o facismo (Mussolini)...

    Quem tem vergonha disso?

    DEPOIS TROCOU POIS SE VENDEU A PARMALAT!!!!

    vergonha

    ResponderExcluir