quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eucalipto fonte de renda

Eucalipto garante fonte de renda e diversificação ambiental

A produção de eucalipto é interessante para aqueles produtores que querem diversificar a fonte de renda da propriedade, mas que não sejam tão imediatistas na obtenção da primeira receita.
O tempo de desenvolvimento do eucalipto pode ser um pouco maior, dependendo da finalidade para a qual foi plantado, mas em geral tem um ciclo de produção de 5 a 6 anos. A relevância das florestas para o modelo de sociedade construído pelo homem moderno é facilmente percebível em praticamente todos os aspectos de seu cotidiano.

Pode-se não perceber explicitamente, mas inúmeros produtos ou recursos empregados pela humanidade têm algum vínculo com o meio florestal. Uma das potenciais fontes de recursos para o setor florestal brasileiro são os serviços ambientais, em particular, a fixaç&ati lde;o de carbono, a proteção de mananciais, a conservação das margens das hidrovias, preservação da biodiversidade e o equilibro climático.
Em todo o mundo têm sido criados fundos de investimentos que aplicam recursos em projetos florestais, visando o retorno financeiro e ambiental. As plantações de eucalipto armazenam 9,2 t carbono/ha/ano e as plantações de pinus, 7 t carbono/ha/ano.

Os benefícios da plantação de eucaliptos em uma propriedade rural são muitos, e assim como qualquer outra cultura, a sua produção requer alguns cuidados na hora do plantio. Para a definição de área para empreendimentos florestais devem ser levados em conta diversos fatores como logística, dificuldade de exploração e valor da madeira, além das limitações como Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, clima e solo.
Após o plantio, o produtor deverá controlar periodicamente sua produção seguindo cronogramas de aquisição de insumos e manutenção, além da necessidade do controle de pragas e doenças. Como base para o planejamento do uso dos recursos florestais, usa-se o Inventário Florestal. Através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário