sexta-feira, 25 de junho de 2010

Recorde em profissionalização no campo

O Senar/ES já realizou 361 treinamentos e formou 6.010 pessoas somente em 2010. Novos projetos já têm data prevista para começar. No primeiro quadrimestre de 2010 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo – Senar/ES registrou que aproximadamente 30% de suas metas para este ano já foram alcançadas. Isso significa a realização de 361 treinamentos, que beneficiaram 6.010 pessoas em todo o Estado.

Outras 775 capacitações estão programadas para acontecerem ainda em 2010, formando 13.455 pessoas nas áreas de agricultura, pecuária, alimentação e nutrição, artesanato, educação, entre outras. “A situação é confortável em relação aos anos anteriores e os resultados estão positivos para o Senar, que já ; alcançou 29,6% de sua média anual em Formação Profissional Rural e 41% em Promoção Social”, comenta o superintendente do Senar/ES, Neuzedino de Assis. Algumas ações significantes já estão previstas para ocorrer a partir do 2º quadrimestre de 2010. O Agrinho, programa que leva cidadania e empreendedorismo a alunos da rede pública rural, deve começar no mês de julho. Em 2009, o projeto mobilizou 4.689 educadores e 95.262 estudantes capixabas.

Os mais pedidos -
Os treinamentos mais requisitados pelos sindicatos rurais capixabas na categoria Formação Profissional Rural são das áreas de cafeicultura, tratores agrícolas, melhoria da qualidade do leite e produção de conservas vegetais. As capacitações da categoria Promoção Social mais solicitadas são: Produção de Pães e Biscoitos, Administração de Recursos da Família e Primeiros Socorros.

Nota do Blog: A agricultura gera empregos? Que coisa hein. Mais de 6 mil pessoas capacitadas apenas em 2010 e apenas numa região. Brincadeira como em nossa região tudo isso é visto como utopia, como coisa dos outros.
O melhor é ficar inerte, sem ação e deixem as glórias para as demais regiões do País. Difícil de acreditar que para cada hectare de área existe a necessidade de 2 empregos diretos e que automaticamente se transformam em 6 empregos diretos na cidade. Uma cadeia imensa de geração de empregos e renda. Vide nas áreas agrícolas do País.
Mas, em lugar que a preocupação maior ainda é a com mico leão dourada, com o pôr do sol, o negócio é viver de casca de arvore e tomar suco de folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário