Porto de Santos movimenta quase 9 milhões de toneladas em maio
O Porto de Santos, no estado de São Paulo, atingiu em maio sua maior marca mensal de movimentação, com 8,94 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 20% em relação a maio de 2009.
Também houve alta no movimento acumulado de janeiro a maio, totalizando 36,54 milhões de toneladas, avanço de 17,1% frente ao mesmo período do ano passado. O recorde mensal anterior havia sido obtido em agosto de 2009, com a operação de 8,30 milhões de toneladas.
O desempenho de maio se deu graças a um crescimento de 6,5% nas exportações, que representam dois terços do total do movimento físico, e ao incremento de 66,9% das importações no mês.
No acumulado de janeiro a maio, as exportações tiveram um crescimento de 5,6% e as importações de 50,2%.
O açucar a principal carga operada em Santos, foi um dos produtos que contribuiu para esse resultado, chegando a quase 2 milhões de toneladas no mês e somando 5,87 milhões no acumulado, representando alta de 7,7%.
O complexo soja (grãos e farelo) também obteve destaque, com 1,60 milhão de toneladas em maio, com acúmulo de quase 7 milhões, gerando um aumento de 12,3%.
Contribuíram para esse desempenho, também, a carga conteinerizada que voltou a sustentar bons índices de crescimento, recuperando-se das quedas verificadas em 2009, por conta da crise financeira mundial.
As operações aumentaram 29,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que no acumulado do período o aumento chega a 16,6%.
O crescimento na importação reflete a alta na movimentação de praticamente todas as cargas de maior expressão descarreg adas em Santos. O carvão mineral, produto de maior volume de importação, teve incremento de 50,9% no total acumulado, influenciado pelos números de maio, quando alcançou alta de 868,5%. Também o enxofre, segunda maior carga movimentada na importação, teve destaque, superando em 53,8% o total verificado no período do ano passado.
O total de navios atracados no mês registrou um aumento de 1,9%, enquanto o acumulado desde janeiro registrou queda de 2,8%.
Nota do Blog - Isso tudo num porto que carece de melhorias profundas. Imaginem se o governo se preocupasse em ampliar, melhorar, fortalecer os portos brasileiros que resultado teriamos? Obras pífias, recursos pífios, e politicagem é o que mais observamos e quem perde é o País. Vide nosso porto de Santarém. Tão perto de grandes centros e nem mesmo citado na categoria de porto o é. Alguém se preocupa? Alguém trabalha para que haja melhorias? Ou apenas se preocupam em galgar patamares politicos maiores atuando à frente de um porto? Enquanto isso vamos fazer bosquinho em torno .
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