quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cargill - nova fábrica

Cargill estuda implantação de nova fábrica

Com um ano de atuação no mercado mato-grossense, a Cargill Agrícola (que tem indústria em Primavera do Leste) estuda a viabilidade de implantar um segundo empreendimento no Estado. As informações são do gerente de Energia do grupo, Luís Fernando Trindade, e foram repassadas durante o ciclo de palestras promovido pela Rede Cemat.

Além de Mato Grosso, ele afirma que Goiás também está sendo sondado, pois são as duas unidades da federação com melhores condições para receber uma nova fábrica. "A cada 4 anos a Cargill abre uma nova unidade, é como uma meta", diz sem dar detalhes sobre o empreendimento.
Para Mato Grosso, Trindade confirma apenas construção de 2 armazéns da Cargill, porém não dá pormenores do empreendimento como capaci dade de estocagem e localização. Informa apenas que a empresa está na fase de aquisição de materiais para dar início às obras. Com esses 2 novos armazéns, o número deste tipo de empreendimento da empresa no Estado subirá para 47.

A Cargill está há 45 anos no Brasil e está presente em 13 estados com um total de 17 fábricas, 97 armazéns e 7 terminais portuários. "40% do armazenamento de grãos estão no Mato Grosso". Trindade não quis antecipar qualquer informação sobre a construção da nova unidade. Ele justificou que isso deve ser feito pela presidência da Cargill. Porém fez uma análise sobre os pontos positivos apresentados pelo estado mato-grossense.

Na opinião dele Mato Grosso apresenta boas condições para um novo investimento, como incentivo fiscal, matéria-prima e localização estratégica. O risco, conforme ele, está na logística de transporte. Além da nova fábrica, segundo Trindade, está em estudo a instalação de uma unidade de negócios. Para o economista Vivaldo Lopes, esse movimento mostra que Mato Grosso tem um grande potencial para atrair grandes multinacionais voltadas para o agronegócio. Na opinião dele, isso só traz ganhos para o Estado, que passará de produtor primário para exportador de produtos acabados e com alto valor agregado

Nenhum comentário:

Postar um comentário