domingo, 20 de junho de 2010

Exemplos que não seguimos

Frutas brasileiras na África do Sul

Com o mote “Descubra o sabor brasileiro”, frutas brasileiras e seus derivados serão divulgados para consumidores de restaurantes e bares de Johanesburgo, na África do Sul, nos dias dos jogos do Brasil, 20 e 25 de junho.
Serão entregues kits com uma camiseta amarela com o logotipo do projeto Brazilian Fruit, remetendo ao uniforme da seleção “canarinho”, além de folders com informações sobre as frutas brasileiras e amostra de produtos. Esta ação faz parte do projeto Brazilian Fruit promovido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Queremos levar aos expectadores da Copa do Mundo informações sobre açaí, goiabada e guaraná e mostrar a qualidade e diversidade de nossos produtos” afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf.

Compradores e formadores de opinião também serão atingidos por uma outra ação do projeto que acontece na Casa Brasil, espaço do governo federal onde acontecerá o “Brazil Sensational Experience” (Brasil uma experiência sensacional), reunindo os setores de frutas, carne bovina, frango, café, e vinhos brasileiros. Em 2009 foram exportados US$ 12 milhões de frutas processadas, entre elas sucos, polpas e castanhas, para os países da África, a Angola é o principal comprador.
No entanto, “África do Sul e Egito são países que vem aumentando nos últimos anos a importação de sucos e polpas, tornando-se mercados potenciais para expansão de nossas exportações”, complementa a gerente.

Nota do Blog : E que tal taperebá, cupuaçú, acerola, entre outros .. que tal essas frutas que poderiamos explorar por aqui e exportarmos pelo nosso porto. Pura utopia. Não temos nenhum planejamento e acima de tudo vontade em realizar esse tipo de trabalho. Aliás essa é a palavra que mais arrepia nossas autoridades .. trabalho ... É muito melhor ficar de pinico na mão pedindo esmolas do que pegar na enxada e encontrar soluções para gerar receitas e empregos .

Um comentário:

  1. Antenor,

    A exportação de frutas do norte cresce a cada ano, assim como a procura, interesse e admiração dos consumidores no Brasil e no exterior.

    Na casa Brasil, durante a Copa do Mundo, o sorvete de açaí e o refrigerante de guaraná foi um grande sucesso. As frutas da região norte estão se tornando cada vez mais importantes para o setor. O Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil e com apoio do Sindfrutas, importante órgão do setor na região, desenvolveu o site Amazon Flavours Brazil (www.amazonflavoursbrazil.org.br)

    O objetivo deste site é promover as frutas amazônicas que já são exportadas, como açaí e a castanha do Pará, mas também as que tem potencial, como o próprio taperebá e o cupuaçu. A acerola já é exportada para vários países, inclusive para o exigente mercado japonês.

    Caso você tenha alguma dúvida, estamos à disposição no e-mail ibraf@ibraf.org.br.

    Conheça também o site www.ibraf.org.br e o nosso blog http://blogdoibraf.blogspot.com, para conhecer mais das ações que o Ibraf realiza para o fortalecimento do setor frutícola.

    ResponderExcluir