quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tubarão

Tubarão usa olfato para ir em direção à presa, diz novo estudo
Do "The New York Times"

Tubarões caçam pelo cheiro, usando o olfato para direcioná-los até presas distraídas.
Um novo estudo diz que eles fazem isso distinguindo qual narina foi atingida pelo perfume de alimento em primeiro lugar, e nadando naquela direção.
A diferença no tempo entre o cheiro atingir uma narina e a outra pode ser de um décimo de segundo, de acordo com o estudo, publicado online na semana passada pelo jornal "Current Biology".

Antes, pensava-se que os tubarões comparavam as concentrações de odores entrando em cada narina, e usavam isso como ferramenta de navegação.
Mas o cálculo de tempo é uma ferramenta mais eficiente, pois os odores podem viajar pela água em padrões aleatórios e caóticos, afirmou Jayne Gardiner, principal autora do estudo e bióloga da Universidade do Sul da Flórida.
"Se um animal está tentando usar a concentração, isso pode ser bastante ilusório", disse ela. "O tempo é uma dica melhor, pois permite que eles se orientem na direção correta".

Os pesquisadores prenderam às cabeças dos tubarões dispositivos com tubos levando às narinas, e bombearam o perfume de lulas um alimento muito apreciado pelos tubarões.
Eles usaram tubarões chamados nos Estados Unidos de "dogfish", uma espécie encontrada perto do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, em Massachusetts, onde Jelle Atema, a segunda autora do estudo, montava base.

O trabalho foi parte de um projeto maior, fundado pela Fundação Nacional de Ciência para avaliar como os tubarões usam todos os seus sentidos para localizar, emboscar e capturar alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário