Amazonas ganha sua primeira unidade de produção do sistema Pais
Manaus - O Amazonas ganhou a primeira unidade produtiva da metodologia Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).
Trata-se de um sistema que associa criação animal ao cultivo agrícola de forma integrada e sem a utilização de produtos químicos.
O sistema já está presente em 21 unidades da Federação e é voltado para produtores rurais de baixa renda. “Com o Pais trabalhamos desde a segurança alimentar quanto a geração de negócios.
O Amazonas está de parabéns por esta vitória”, diz a gestora do programa Pais pelo Sebrae Nacional, Newmam Costa.
A unidade produtiva, montada em forma de 'mandala' (criação de animais, como pato, galinhas, etc., rodeada por canteiros de hortaliças) está localizada na 2ª Cia do 12º Batalhão de Suprimentos do Exército, no quilômetro 54 (AM-010), município de Rio Preto da Eva. A estrutura, que possui, ainda, sistema de irrigação própria, é resultado do trabalho de 32 alunos que participaram do curso de multiplicadores do programa Pais.
O curso reuniu consultores e funcionários do Sebrae no Amazonas, sargentos, cabos e soldados do Exército Brasileiro, e representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Ministério da Agricultura, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A capacitação, que teve carga horária de 30h, possibilita que os participantes discutem conceitos de sustentabilidade, irrigação e agroecologia.
O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, consultor do Sebrae do Rio de Janeiro, Aly Ndiaye. “O programa Pais é um projeto que queremos levar para mais famílias no Estado e por isso esse primeiro curso que promovemos tem essa rede ampla de parceiros.
A parceria com o Exército é fundamental para o sucesso desse programa”, avalia o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha.
Ainda de acordo com o diretor, a parceria com o Exército Brasileiro deverá continuar para a realização de novas turmas do Pais, inclusive nas regiões onde estão localizados batalhões de fronteira.
Alimentação segura
Segundo a gestora Newmam Costa, cada unidade projetada é suficiente para uma família de produtores rurais. De acordo com ela, o ideal é que as famílias que utilizem esse sistema possam ter alimentos adequados para a alimentação e, caso haja excedente, seja comercializado. “Hoje, sabemos que há famílias que criaram uma unidade e além de ter alimento suficiente para a subsistência, faturam cerca de R$ 700 com a comercialização dos produtos”, diz.
A gerente de Agronegócio do Sebrae/AM, Wanderléia Oliveira, esclarece que só na Região Norte, em Estados como Pará e Rondônia, há 300 unidades do Pais. Para ter condições de implantar uma unidade em sua propriedade, a família deve ter, pelo menos, 5 mil metros quadrados de extensão. “O Pais é um projeto que contribui para conscientizar as pessoas de que a natureza oferece meios sustentáveis e rentáveis para as famílias”, finaliza.
(Nota do Blog - A pergunta que fica é se Santarém está inserida nesse programa?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário