sábado, 24 de outubro de 2009

Mel no Pará


Produção de mel cresce 30% no Pará

Produzir o mais puro mel do néctar do açaí orgânico.
Essa é a especialidade da Associação dos Apicultores e Apicultoras de Igarapé- Miri.
A associação que congrega 23 membros começou a produção a cerca de 6 anos e se especializou no processo que garante agregação de valor ao produto.
Seu Sebastião do Carmo, presidente da Apimi, disse que os produtores começaram a observar a florada do açaí e resolveram fazer uma experiência que deu certo.
Agora a associação luta pela comprovação científica que 90% do néctar é colhido do açaizeiro, o que vai garantir a certificação da produção.
A associação garante que vale a pena trabalhar a atividade a partir do açaí, principalmente porque o açaizeiro, garante renda o ano inteiro para as famílias, “ de março a agosto estamos colhendo o mel e de julho pra frente começa a safra do açaí”, disse seu Sebastião.
O trabalho minucioso da Apimi, é um dos destaques dentro da cadeia apícola do estado, pela produção sem agressão ao meio ambiente, a experiência será um dos temas de discussão durante o 8 congresso estadual de apicultura e meliponicultura do Pará ( Apipará), lançado na manhã nesta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura.
O Pará é o primeiro estado da Amazônia na produção de mel, em 2008, a produção chegou a 1.100 toneladas. “Crescemos cerca de 30% nos últimos dois anos”. Garantiu Gerson de Morais, o presidente da Fapic, atribuiu a valorização da cadeia, a infraestrutura que vem sendo criada no estado e os investimentos na atividade, através de fomento e capacitação, “ Só no ano passado, a Sagri investiu cerca de 1 milhão de reais no setor”. Completou.
Agora a expectativa é trabalhar também a produção de pólen no estado, Capanema ( Nordeste), é o primeiro município paraense a desenvolver a atividade, pela riqueza dos coqueirais.
As palmeiras favorecem a produção. Dos 22 aminoácidos existentes na natureza e essenciais para a saúde humana, o pólen é o único alimento que contem todos eles. “ A forma organizada de desenvolver a atividade garante o diferencial da cadeia”, lembrou o Secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira.
Congresso estadual-
O Apipará, maior fórum de debates da cadeia na Am azônia, traz como tema central “ Capacitação e Desenvolvimento na Amazônia”, o evento realizado anualmente em um dos municípios que compõem as 12 regiões de integração do estado, de 03 a 06 de dezembro desse ano acontecerá em Soure.
Portão de entrada da ilha do Marajó, o município com 150 anos de emancipação tem turismo forte, cercado de belas praias banhadas pelo mar.
Para abrilhantar o lançamento estadual, a presença do grupo, Aruãs, os sourenses, filhos de caboclos do Marajó, demonstraram um pouco do ritmo empolgante do carimbo. Soure, está a 90 quilômetros em linha reta da capital Belém, com acesso fluvial e aéreo.
Fonte: Govêrno do Estado do Pará

(Nota do Blog - Aqui  na nossa região alguns produtores de soja são também produtores de mel. Mas, como aqui sojicultor é vsto como "bandidos", essa produção nem é considerada e muito menos divulgada.  Fazer o que?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário