O vice-governador do Estado do Pará, Odair Corrêa, continua em missão diplomática na cidade de Chengdu, Província de Sichuan, na China. No sábado (18), visitou o Centro de Pesquisa do Urso Panda Gigante, instituição que desenvolve estudos sobre a vida do animal e seu processo de reprodução.
O urso panda encontrava-se ameaçado de extinção, ate que o trabalho do centro pudesse surtir seus primeiros efeitos, com a procriação do animal que esta em franca recuperação. Durante a visita, Odair Corrêa observou como o processo é realizado pelos técnicos do campo de pesquisa. Foi exibido um vídeo demonstrando os procedimentos de reprodução da espécie, cujas alternativas passam pela inseminação artificial e vem dando resultados positivos.
Um dos espaços visitados pelo vice-governador foi o berçário dos animais, onde vários filhotes se encontram em tratamento. Segundo Odair, "a emoção é grande, pois quando vemos a seriedade dos técnicos e pesquisadores, percebemos que não estão apenas envolvidos por uma tarefa meramente profissional, mas, sobretudo, parecem engajados plenamente em favor da natureza". O vice-governador Odair Corrêa estava acompanhado da professora Ye Li, da Universidade de Comunicação da China e de diversas autoridades locais. "Fiquei surpreso, juntamente com nossa comitiva do Estado do Pará, que não conhecia a China, que tem no seu desenvolvimento, a mola principal, para atender as demandas do seu povo", acrescentou Odair.
A comitiva paraense, que tem a frente o vice-governador Odair Correa ainda cumpre agenda em Chengdu, depois de passar por Beijjing (Pequim).
Foram 22 horas de viagem, desde a saída do Brasil, ate chegar à capital da Província de Sichuan, um estado com aproximadamente 90 milhões de habitantes, sendo que 11 milhões vivem na Capital. Odair fez questão de enfatizar o que mencionou e seu discurso para o governo chinês, afirmando que “vivemos muito distantes pelo espaço geográfico que temos, mas a comunicação mundial nos aproximou. É hora, portanto, de darmos as mãos e tirarmos resultados positivos dessa parceria de cooperação recíproca entre os nossos povos".
FEIRA INTERNACIONAL DE CHENGDU
Na tratativa principal da viagem, Odair Corrêa e a comitiva está tendo especial cuidado com a aproximação célere de investidores chineses, para estarem no Estado do Para, interagindo para a geração de energia, com a construção de Belo Monte e S. Luiz do Tapajós. A preocupação do Governo empreende foco na área de transportes, incluindo a construção de portos e também na mineração, no sentido de estabelecer políticas de verticalização da matéria prima dentro do próprio Estado. O vice-governador do Para formulou convite para a parceria com a UFOPA/UNIAM, no sentido de realizar intercambio para o aprimoramento da formação da juventude paraense. "Nós estamos viabilizando a oportunidade para que estudantes universitários desenvolvam uma permuta de conhecimentos, o que nos levará a consolidar as relações socioeconômicas no eixo Brasil/China", garante Odair. A Feira Internacional de Chengdu, conta com a participação de autoridades de diversos países, como Macao, Franca, Timor-Leste , dentre outros.
A abertura do evento foi realizada pelo primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, que destacou a parceria entre países na cooperação econômica, mas sem esquecer o meio ambiente, dando a coloração no seu discurso voltado para a geração de energia, transporte e mineração. "Isto serve como alento as nossas aspirações no Brasil e notadamente no nosso querido Estado do Para, com a atenção que devemos oferecer, no sentido mais amplo do nosso desenvolvimento, com isto, buscando melhores resultados das ações bilaterais entre China e Brasil, para a melhoria e bem-estar das nossas populações", finalizou Odair Corrêa.
Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário