quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Somos todos idiotas



Antenor Pereira Giovannini (*)


Certamente uma grande parte da população pensante deste País deve, a cada dia que passa se considerar mais e mais feita de idiota por conta de tudo o que acontece de ruim de Norte a Sul, sem que haja a iniciativa de qualquer movimento de mudança por parte de quem deveria e possui o poder para que ela ocorra em qualquer das conflitantes situações. Se olharmos para o lado político não se enxerga absolutamente nada de positivo. Falcatruas, mentiras, caradurismo exposto diariamente na mídia. Se olharmos para o lado da segurança temos apenas Deus a quem recorrer diante de tanta violência. Não se consegue estar seguro em lugar algum em que estejamos. Se olharmos para o lado da educação é lastimável a situação em que se encontra uma juventude cada vez menos preparada, uma vez que as instituições escolares se tornaram, ao longo dos anos, unicamente um comércio de alunos e não de ensino. Se olharmos para a saúde a situação é mais do que caótica de vez que, na grande maioria dos hospitais públicos os médicos acabam tendo que assumir o papel de deuses e assim escolher quem vive e quem morre, dadas as péssimas condições em que são obrigados a trabalhar. Enfim, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.


Impostos não faltam para que o contribuinte pague e se iluda que possa receber em troca todos esses serviços essenciais e básicos. O que mais assusta é o descaso e o desinteresse das autoridades como se tudo isso estivesse acontecendo em outro país, em outro mundo e não no deles. Assisto o noticiário e outra vez chama a atenção uma operação realizada pela Policia Federal, em que várias pessoas em diferentes Estados foram autuadas por prática de falcatruas contra órgãos públicos, principalmente a Receita Federal, e que, após mais de 1 ano e meio de investigações conseguiu-se êxito desvendando-se o crime e levando-se para a cadeia todos os envolvidos. Mas, (sempre existe o, mas) a pergunta que fica: Ficaram presos? Resposta simples: Não. Por quê? Ora, ora, porque nossas leis concedem inúmeras brechas que permitem que pessoas com dinheiro e com bom advogado, mesmo cometendo essa série de crimes, não fiquem mais que 5 dias encarcerados.


Quantas e quantas histórias conhecemos ao longo da vida em que isso vem sistematicamente acontecendo? Centenas delas com certeza. Torna-se difícil acreditar que os integrantes das policias em geral, principalmente a Federal, consigam digerir tais situações. Passam meses, até anos investigando , trabalhando, analisando, colocando escutas, enfim montando o quebra cabeça cada vez mais audacioso para, então, coletar as provas necessárias para obter mandados de prisão, apreensão, invasão, enfim, executarem seu papel E quando acham que a missão está cumprida, constatam que todos aqueles que foram investigados e presos estão nas ruas brincando com a Justiça. Se para nós isso é repugnante, ofensivo, que dirão esses policiais que colocam suas vidas em defesa de uma sociedade, que tentam de todas as formas tirar esses pulhas do nosso convívio. Simplesmente assistem todo o trabalho se tornar em vão diante dos inúmeros habeas-corpus concedidos para que tais pessoas fiquem livres e empurrem o assunto com a barriga anos e anos. Na maioria das vezes continuam a praticar os mesmos crimes até que, um dia, quem sabe, sejam julgados e eventualmente condenados a cumprir pena por aquele crime pelo qual foram detidos um dia. É a mais pura desmoralização. Mas, como diz um grande amigo advogado, é a lei, nada mais que a própria lei.


Enquanto isso, lá no Planalto Central onde, segundo consta, existe um Congresso Nacional, um Senado Federal e uma Câmara de Deputados, os distintos parlamentares que, acreditamos, lêem jornal, assistem a mídia, e que foram eleitos exatamente para votar/mudar/ajustar as leis com o propósito de proteger seus eleitores, esses permanecem absolutamente inertes, alheios a tudo, inteiramente desinteressados em realizar qualquer novo ato mudando essa situação. Observam-se gritos, xingamentos, acusações mútuas quando se trata de um assunto que lhes incomoda pessoalmente ou ao seu Partido, mas em nenhum momento se observa algum grito em prol de fazer com que esse tipo de gente que comprovadamente age de maneira criminosa, fique efetivamente presa.


Realmente continuamos sendo vistos por essa corja como um bando de idiotas. Até quando?


(*) Aposentado e morador em Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário