segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Acerola


Aumento da produtividade da acerola


No Ceará, o crescimento da plantação de acerola está incentivando a expansão da cultura. Uma grande empresa que planta e processa a fruta está aumentando a atividade na indústria e no campo.
São mais de 100 mil pés de acerola em produção numa empresa em Ubajara, na região norte do Ceará. Três mil e quinhentas toneladas, nove colheitas por ano.

A fruta rica em vitamina C emprega pelo menos 1000 pessoas na região. “Financeiramente deu para melhorar tudo, particularmente eu tenho tudo o que eu quero e eu pretendo conseguir mais através da empresa”, diz Marta Alves, fruticultora.
A acerola deu mesmo certo nesta região do Ceará.

O solo, o clima, a disponibilidade de água e mão-de-obra contribuíram para isso. Por isso, a empresa que hoje tem 215 hectares plantados quer ampliar a área e a produção. Por enquanto, o plano é acelerar a colheita.
Desde o segundo semestre deste ano, uma máquina de colheita de café foi adaptada para os campos de acerola. A colheitadeira passa pelos pés levando apenas as frutas. “A gente está em um processo de expansão de área, então sem a colheita mecanizada, a gente ia ter um grande problema com relação ao número de pessoas e mão de obra necessária”, afirma Joaquim Duran, gerente agrícola.

Além da produção própria a empresa precisa comprar acerola de produtores dos municípios vizinhos. Seu Florêncio traz a fruta de Tianguá, quase toda semana.
“A gente tem um contrato, um convênio com eles, tudo o que a gente produz traz pra cá”, explica Florêncio Fonteles, produtor. Depois a acerola segue por várias etapas até virar um extrato concentrado de vitamina C.

São 50 toneladas por mês que vão para a China e os Estados Unidos.
A previsão de crescimento nas exportações é de 20%.
“O ano passado nós tínhamos capacidade de 45 toneladas por dia e este ano com a compra de novos equipamentos, nós estamos com 80 toneladas/dia e com a melhoria de tecnologia também, acrescentando outros equipamentos mais modernos na nossa linha de produção”, declara Wilson rocha, gerente industrial.
Os produtores da região vendem o quilo da acerola para a empresa por R$ 1,40 em média.


(Nota do Blog: Aqui na nossa região nós temos solo, clima, disponibilidade de água (não é a água da Cosanpa), muita mão de obra disposta e com vontade de trabalhar, além disso, temos empresa de containners frigorificados e o principal que certamente Ubajara não têm, porto. Isso mesmo, temos um porto com acesso não sómente aos EUA e China mas a qualquer parte do mundo. Mas, (tem sempre o mas) nós não temos o que Ubajara deve ter de sobra: Incentivo/Planejamento/Apoio Técnico/detalhes que certamente a Secretaria de Agricultura daquela região deve batalhar muito para conseguir. Nós assistimos e observamos os outros polos a ganhar dinheiro e gerar receita e emprego)

Um comentário:

  1. Boa noite ,sou de Joinville SC e trabalhei ai na montagem desta empresa de acerola, só não consigo mais lembrar o nome.
    Será que você poderia me ajudar?
    Abraços,
    Ricardo.

    ResponderExcluir