sábado, 31 de outubro de 2009

Educação das crianças


A educação de uma criança, adolescente e jovem começa em casa, pelo modo como a família vive e se relaciona. Também a formação intelectual e de caráter, na escola, depende dos professores, diretores, mas com a participação dos pais. 
Não pode a família entregar a educação dos filhos só para os que trabalham na escola.
O acompanhamento dos pais não significa levá-lo todo dia até a escola, nem sentar lá atrás e ficar observando seu filho e sua filha. Mas acompanhar em casa o aprendizado, ter hora para verificar os cadernos e de vez em quando conversar com os professores para sentir a situação de seus filhos. 
Aqui está um gargalo que impede uma boa educação das crianças e jovens.
Poucos são os pais que se sentem em condição de participar na formação dos filhos na escola. A pobreza de muitas famílias, faz com que os pais gastem seu tempo no trabalho para conseguir o sustento familiar.
Daí, eles se desculpam de não poder ir à escola uma vez ou outra para conversar com os professores e nem encontram tempo em casa para sentar com os filhos e verificar o andamento de seu aprendizado e formação intelectual.
Desculpas são tantas, o que revela o grau de compromisso dos pais com a educação de seus filhos. Deixam tudo por conta da escola. 
Resultado disso são os conflitos dentro da própria família. 
Quando o filho ou filha é reprovado no fim do ano, os pais se enchem de razão para discriminar e até puni-los.
Educação é um longo caminho de formação do caráter e do intelecto da pessoa, mas sem o envolvimento dos pais e da escola, o resultado é o que se vê em muitos jovens deficientes na consciência crítica, medo de enfrentar a vida e no medo de entrar na sociedade.


Padre Edilberto Sena - Diretor da Rádio Rural de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário