sexta-feira, 13 de abril de 2012

China = PIB desacelerado

Economia da China tem menor crescimento em quase 3 anos

Estadão

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 8,1% no primeiro trimestre na comparação como o mesmo período do ano anterior, expandindo-se em seu ritmo mais lento em três anos, desde o primeiro trimestre de 2009.

O crescimento do PIB desacelerou a partir do aumento de 8,9% registrado no quarto trimestre de 2011 e ficou abaixo da previsão média de 8,3% feita por 15 economistas consultados pela Dow Jones.

Economistas disseram, antes do anúncio, que a desaceleração econômica da China continua, em meio à fraca demanda mundial e com a redução na venda de imóveis. A situação provavelmente irá desencadear uma ação política - como o corte no compulsório dos bancos, por exemplo.

A leitura abaixo do esperado provocou entre os investidores a preocupação de que a desaceleração ainda não tenha chegado ao fim depois de cinco trimestres seguidos de enfraquecimento e que mais ações de política serão necessárias para interromper essa tendência.

Os dados do PIB são o destaque entre uma série de indicadores publicados nesta sexta-feira. Entre eles, a produção industrial da China subiu 11,9% em março ante o ano anterior, acima da previsão de 11,5%.

Por sua vez, as vendas no varejo avançaram 15,2% no mês passado na comparação com o mesmo período de 2011, contra previsão de 15%. Já o investimento em ativos fixos trimestral, um dos principais motores da economia da China, subiu 20,9%.

Eles ficaram amplamente em linha com as expectativas conservadoras de investidores que mostraram-se cada vez mais preocupados nas últimas semanas de que a fraqueza do ciclo econômico da China se estenderia para o segundo trimestre do ano, conforme enfrenta dificuldades para escapar da sua pior desaceleração sequencial desde a crise financeira de 2008/09.

" O que está claro é que a economia ainda está desacelerando e o setor imobiliário está deflacionando", disse o economista do Société Générale, Yao Wei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário