sexta-feira, 27 de abril de 2012

Santarém não pode nem copiar ....

Leite de soja na merenda escolar tem 71% de aprovação pelos alunos de CV 

“Está mais saboroso”. 

Leite de soja na merenda escolar
Esta é afirmação dos alunos das escolas municipais de Campo Verde quando questionados sobre bebida a base de soja distribuída pela Prefeitura. Para que ele fosse realmente introduzido na merenda escolar, a secretaria de Ação e Promoção Social em parceria com o curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), realizaram uma pesquisa de aceitação da bebida com os alunos das escolas municipais e centros educacionais. 

Além de ser rica em proteínas, a pesquisa confirmou que está tendo vários adeptos. Segundo dados da secretaria de Ação e Promoção Social, a bebida teve uma média geral de 71% de aceitação na merenda escolar e os alunos gostaram do produto. 
Foram entrevistados mais de 240 alunos. 

A pesquisa teve como objetivo avaliar a aceitação da bebida a base de soja que é produzida pelo Centro de Referência Municipal de Reforço Alimentar a Base de Soja Juliana Borges de Menezes da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e servido na merenda Escolar. 

Os critérios tiveram como base o material orientativo para a aplicação dos testes de aceitabilidade no programa nacional de alimentação escolar – PNAE. 

De acordo com a secretária da pasta, Leide Amorim Brescancim, este foi um ótimo resultado, pelo fato de o grão de soja ter um sabor bem característico e as crianças possuir um paladar exigente. “Ainda assim conseguimos agradar a maioria, porém temos como meta aprimorar ainda mais sua formulação para que possam agradar ao paladar de todos”, observou. 

A bebida é distribuída pelo menos uma vez por semana a centenas de alunos da rede municipal de ensino e usuários do Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), de Campo Verde. 

O alimento é produzido duas vezes por semana no Centro de Referência Municipal de Reforço Alimentar a base de soja ‘Juliana Borges de Menezes’, e tem como função principal a inovação e a melhora constante na qualidade da merenda servida às crianças das escolas municipais. 

A introdução da bebida no cardápio não substitui nenhum outro item, é um reforço. 

Nota do Blog: Enquanto soja por esses lados for tratada como coisa do diabo será dificil incrementar esse tipo de alimento na merenda escolar de todo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário