terça-feira, 24 de abril de 2012

Quando se tem vontade, acontece ...

Incubadora de cooperativas muda realidade de produtores no Paraná 

Folha Web 

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mudou a realidade de um grupo de produtores rurais de Tunas do Paraná, que fica a 80 quilômetros de Curitiba e tem cerca de 6,7 mil habitantes. 

A atividade econômica do Município é voltada principalmente para a exploração de pinus, mas os agricultores e produtores de animais tinham muita dificuldade de comercializar a produção. Acabavam utilizando os produtos para consumo próprio e tentavam vender frutas, verduras e legumes na própria comunidade. Tudo sem muito sucesso. 

Com a chegada dos técnicos, professores e alunos da universidade, o cenário foi transformado. 

Hoje, toda a produção é vendida e ainda faltam produtos para atender a demanda. A Associação de Produtores de Tunas (Aprotunas) agora já tem quatro anos de formalização e conta com 18 associados. 

O presidente da Aprotunas, Waldomiro Fortes, classifica a parceria com a UFPR como um ''casamento'' duradouro. ''O trabalho da universidade trouxe não só a melhora financeira para os produtores como de autoestima'', destacou. ''Antes do trabalho da universidade, eu saía de bicicleta vendendo produtos de casa em casa. Já cheguei a cair com caixas de caqui que levava na bicicleta'', recordou o produtor rural Miguel Jacezin, 56 anos.

Miguel mora em uma casa simples de madeira com a esposa. 
Na cozinha, um fogão a lenha aquece toda a família. Ele planta alface, repolho, couve-flor, pepino, pimentão, brócolis, milho, feijão e caqui. ''Antes plantava mais para o gasto próprio. Depois da associação de produtores, está tudo mais organizado'', disse com orgulho. Hoje, ele tem renda mensal de cerca de R$ 400 com a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário