quinta-feira, 19 de abril de 2012

E a novela EIA RIMA da Cargill continua ....

Belterra sediará última audiência pública da Cargill

Blog Notapajós

A 43º Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) teve como pauta a resolução nº 94, que trata das audiências públicas do processo de licenciamento do terminal graneleiro de responsabilidade da empresa Cargill S.A. O Coema decidiu, com base nas audiências públicas já realizadas, que fará apenas mais uma audiência no município de Belterra, área de influência direta no empreendimento.

“Já foram realizadas três audiências públicas e a última, em Alenquer, não se mostrou produtiva”, esclareceu o secretário adjunto Rubens Sampaio, que presidiu a mesa. A Diretora de Licenciamento Ambiental da Sema, Lúcia Porpino, endossou : “Por conta do resultado das audiências anteriores, o assunto foi levado em pauta e os conselheiros deliberaram sobre o assunto e decidiram que quatro audiências são suficientes”, explicou.

A audiência está marcada para o dia 26 de abril. A decisão irá acelerar o processo de análise do pedido de expansão da empresa, que já opera em Santarém. Também foi acordada uma reunião extraordinária para tratar do processo de licenciamento da Estação de Transbordo de Cargas no distrito de Miritituba, município de Itaituba, agendada para o dia 8 de maio.

Concessão
O Conselho também concedeu, na reunião, licença pra a criação de uma fábrica de cimento no município de Primavera. O empreendimento, da empresa Votorantim Cimentos Norte e Nordeste S.A, foi considerado sustentável do ponto de vista ambiental e com potencial para desenvolvimento econômico da região. Segundo o secretário de Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes, essa decisão reforça a importância de se incentivar o insumo do calcário agrícola na produção paraense, em especial no nordeste do Estado, que possui solo exaurido, pois é uma área bastante antropizada.

3 comentários:

  1. Infelizmente essa novela ainda vai ter muitos capítulos,pois esse sr que veio com a missão de gerênciar e aprovar o Eia Rima, não conseguiu fazer nada, fez sim uma equipe de pessoas que ficam ao seu redor lhe bajulando. Acredito que vão encher o local de onde vai ser a audiência e vão colocar pessoas para fazer volume, posso garantir que irão fazer isso mais uma vez como foi no IATE, BELÉM e ALENQUER então e esperar para ver. A CARGILL é uma empresa legal porém colocam pessoas sem crédito comapopulação do nosso município. Podem esperar que esta iniciando mais uma colheita e o caos foi transferido do porto para o Cipoal.

    Santareno.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro Santareno obrigado pela audiência.
    Lamento informar mas seu pensamento é totalmente irreal de como é um processo de um EIA-RIMA e principalmente desse que a empresa está sendo obrigada por decisão judicial em fazer.
    Não é um gerente da empresa que gerencia e manda aprovar. Nesse caso somente a Ministério Publico junto com a Secretaria de Meio Ambiente (diga-se de passagem também já foi réu nesse processo) poderão avaliar e dnossar ou não sua aprovação. Quanto a presença ou não de partidários da empresa é uma questão de interesse de dois lados. Os que querem e os que não querem sua aprovação. Lugar público, com acesso livre e público .
    Sugiro se inteirar mais do que seja EIA-RIMA e principalmente esse que está sendo discutido (cujo processo inicial deve ter umas 630/650 folhas) para depois expor comentários.
    Quanto a opinião sobre as pessoas, torna-se dificil entender que se a empresa é legal mas ela tenha pessoas sem crédito, mostra incoerência de sua parte.
    Obrigado pela audiência.

    ResponderExcluir