segunda-feira, 23 de abril de 2012

A corrupção enraizada no Brasil

Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil  

Edilberto Sena (*) 

 A saúva ainda não sumiu, nem acabou com o Brasil, porém, a corrupção e os corruptos parecem imunes a todos os anticorpos da ética e da ficha limpa. Todos eles perderam o sentido da moral e do pudor. Mesmo que vários desses criminosos do colarinho branco sejam denunciados, expostos nos meios de comunicação, os outros continuam roubando a confiança da sociedade. Os dois cafajestes mais recentes, ao aparecerem na televisão, estão com as caras cínicas, ou como vítimas de calúnias. 

Por que não se acaba com a corrupção? Por causa da impunidade geral neste País, que prende imediatamente o transportador de cinco papelotes de cocaína, mas não prende ministros federais que foram afastados dos cargos por fortes indícios de corrupção. Há senadores e deputados ederais até aqui no Estado até aqui no Estado do Pará que comprovadamente roubaram dinheiro público e continuam exercendo cargos quando deveriam ter sido julgados e estarem no presídio. 

A desmoralização chegou já até nos vários fóruns de justiça. Juízes, desembargadores, ministros até do supremo Tribunal Federal são responsáveis pela decadência da ética na vida pública. Eles não punem os reais corruptos e muitos deles são suspeitos de serem corrompidos. O caso do embargo e desembargo da usina Teles Pires, feito o primeiro pelo juiz de primeira instância e o segundo por um desembargador de Brasília. Os argumentos fundamentados pelo Ministério Público Federal acatados pelo Juiz federal do Mato Grosso, foi desmentido pela instância seguinte. Onde está a ética nisso tudo? 

Hoje haverá marchas contra a corrupção no Brasil e até em Santarém. Um bom sinal da indignação ética da sociedade. Mas não bastam as marchas indignadas. São necessárias mais duas inciativas, uma, pressionar para uma nova constituição, com constituintes sem cargos públicos a fim de se mudarem as estruturas corrompidas do Estado brasileiro. Outra iniciativa urgente, é cada eleitor também usar da ética e honestidade na escolha, já neste ano de eleições municipais, de políticos ficha limpa e excluir de seus votos todos os candidatos que sejam suspeitos de serem desonestos e incompetentes. 

Muitos dos e das eleitoras são também responsáveis por parte da corrupção que existe na vida pública. O caso é sério, muito sério. As crianças e os jovens estão sendo contaminados por essa doença social, a corrupção. Cada eleitor e eleitora é também responsável pela mudança. 

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Um comentário:

  1. Antenor sua cabeça regula ,continue a denunciar cabeças de papel e seus medalhoes!!

    ResponderExcluir