Um conhecido para de carro em frente de casa e vai logo dizendo: " Rico tem dessas coisas, aluga caçamba para recolher entulhos . Joga na rua e deixa prá Prefeitura" e saiu dando risada.
Estou com pequena obra no quintal de casa e que obrigatoriamente faz juntar um monte de entulhos entre restos de tijolos, pedras, ceramicas, canos, enfim aquele fim de obra que se vai juntando tudo que sobrou de entulhos . Chamei uma empresa de aluguel caçambas para colocaçao e apanha desse material. E foi isso que esse conhecido viu.
Mas, o que me deixa mais mordido (para não rabiscar um palavrão) é essa bendita concepção enraizada em muitos moradores de Santarém que o seu lixo, seu resto de obra, sua pôda de árvore, sua limpeza de quintal ou de casa, tem que ser simplesmente colocada ou quando não jogada na rua e fica-se à espera da Prefeitura em retirá-la com seus caminhões.
É o fim da picada.
É uma soma de erros que obviamente passa pela Prefeitura e acaba na população onde o quesito educação é simplesmente ignorado.
Como a Prefeitura não tem um Código de Póstura ativo ela nada pode fazer para coibir tais procedimentos, ou notificando ou multando os moradores que assim procedem.
É comum observarmos restos de obras e principalmente galhos de árvores simplesmente jogados nas calçadas ou vias públicas à espera desse recolhimento que muitas vezes leva um bocado de tempo devido a enorme quantidade de material.
Quando se tem o conceito que a casa é minha, a obra é minha, o que dela sobrar é meu, não tem porque transferir para a Prefeitura o lixo que eu produzi. Não tem porque eu obrigar a Prefeitura a gastar combustivel, funcionários para limpar aquilo que eu sujei.
Por isso, às minhas custas tenho que fazer com que esse material seja retirado e levado para um lugar adequado por uma empresa especializada.
Por isso, às minhas custas tenho que fazer com que esse material seja retirado e levado para um lugar adequado por uma empresa especializada.
Custa dinheiro paciência,então não se metesse em fazer obra.
O mesmo serve para pôda de árvores. Eu tenho um belo de um jambeiro (para os que não a conhecem ela produz uma fruta vermelha e deliciosa chamada jambo) no fundo do quintal que vira e mexe me obriga a pôda-lo. Se a árvore é minha porque eu tenho que fazer da rua deposito de troncos, pedaços de madeira e folhas.
Lamentavelmente, esse conceito é bem restrito em nossa cidade. E pior que isso a Prefeitura, sem o Código de Postura nas mãos , se vê refem da situação e não tendo opção recolhe esses materiais e os encaminha para um lugar adequado.
E os senhores vereadores? E lá estão preocupados com Código de Postura, limpeza da cidade, e outros compromissos obrigatórios que deveriam estar inseridos nêle?
Plano Diretor/Código de Póstura são detalhes que podem esperar .. esperar ... esperar .... Talvez haja vereador que nem saiba que para se administrar uma cidade é necessário se ter um Plano Diretor onde um Código de Póstura está inserido.
Enquanto isso : " Hei cara você é rico hein .. Pagando caçamba para recolher lixo"... Acordem senhores vereadores, não podemos fazer com que nossas ruas sejam a lixeira das casas . Plano Diretor já!!!!
Antenor Pereira Giovannini

Nenhum comentário:
Postar um comentário