terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ser ou não indígena


Padre Edilberto Sena (*)


A elite, político econômica de Santarém e da região, está incomodada.
Sua maneira fácil da enriquecer à revelia das leis e dominar a sociedade está sendo desmascarada e aí, utiliza seus acólitos para criminalizar os que tentam perturbar sua vida cômoda. Desta vez são os moradores do alto Arapiuns que recebem a irada reação da elite político econômica regional.
Para isso são utilizados certos meios de comunicação e certos auto arvorados antropólogos para forjar a criminalização.

Ignoram intencionalmente, ou por desconhecimento mínimo das leis brasileiras, e passam a acusar os moradores do alto rio Arapiuns de vândalos e mentirosos.
O Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Santarém, dentro de sua função evangélica, assume a defesa dos acusados, em nome da justiça e da verdade.
Começa a carta aberta com uma declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas que diz o seguinte – “ os povos indígenas têm o direito de determinar sua própria identidade ou pertencimento étnico, conforme seus costumes e tradições. Isso não impede das pessoas indígenas em obter a cidadania dos Estado em que vivem”.

Portanto, não é qualquer dito pesquisador que tem autoridade para classificar tal grupo de ser ou não indígena. Quem tem autoridade para isso são os profissionais gabaritados que respeitam as leis.
Por isso, a carta aberta da Diocese conclui dizendo que: “Frei Florêncio, franciscano, é filho da região e doutor em antropologia e sociologia e, portanto, tem mais elementos do que alguns investigadores de plantão, para fazer uma análise antropológica dos povos da região”. Com isso, a sociedade é alertada para não se deixar enganar pela falsa propaganda da elite política econômica, que está incomodada por quem busca seus direitos e não aceita mais ser explorado e inocente útil. O que hoje ocorre no Oeste do Pará, certamente está ocorrendo em toda a Amazônia.


As elites não aceitam que os povos exijam seus direitos.
Daí a quebra de braços.

(*) Sacerdote e Direto da Rádio Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário