domingo, 29 de novembro de 2009

Bairro da Prainha , o descaso

Estou em Santarém há pouco tempo. De julho de 2002 quando aqui cheguei até agora completaram-se 7 anos. E por 6 anos desse período, frequento diariamente o bairro da Prainha. Bairro de gente simples, ordeira e principalmente trabalhadora.
Perfil idêntico de tantos outros bairros de nossa cidade.
Bairro de pequeno e médio comércio que contribui com desenvolvimento da cidade.


Esse sentido de hospitalidade, de boa amizade, de carinho, de recepção amigável é uma marca do povo santareno. Isso atrai e faz com quem é de fora se encante.

Porém, é triste ver nesse periodo o descaso de nossas autoridades quanto a esse bairro. Não difere dos demais, mas como a frequência é constante, é visivel a deterioração que a cada dia sua ruas e seus acessos sofrem.
Praticamente as principais ruas não se consegue visualizar o asfalto, tamanha camada de pó e terra advindas das ruas não asfaltadas. Pó que invade as casas e prejudica a saúde das pessoas tamanha sua intensidade em periodo secos. 
Os buracos se multiplicam a cada semana. Calçadas, coisa rara, estão com matos e sem conservação mínima.
Ruas como Tropical, Gonçalves Dias (essa então é um absurdo considerando-se que em seu tôrno existem 4 colégios com fluxo grande de estudantes) Dom Frederico entre outras estão em péssimo estado de conservação.

Mas a que mais chama atenção é Elinaldo Barbosa que cruza todo o bairro dando acesso importante para outros bairros, inclusive com forte tráfego de linhas de onibus. 
Sou da opinião de que quando a Câmara Municipal concede o nome de alguém em uma rua, praça, avenida, estrutura pública, tem a intenção de homenageá-la proporcionando que seu nome se eternize na comunidade , fazendo com que as gerações venham a saber que aquele homenageado foi importante para cidade.
Algum tempo atrás o Blog do Jeso, trouxe uma ampla matéria a respeito do assassinato do ex-prefeito Elinaldo Barbosa, de autoria do escritor, artista plástico Apolinário. História triste e cheia de tramas. A importância da pessoa fez com que lhe concedessem a homenagem de uma rua que atravessa bairros. 
Lamento dizer que pela segunda vêz " assassinam" o ex-prefeito não dando a sua rua a importância que ela merece. Uma rua que mais parece um caminho de ratos, onde os veículos, principalmente os ônibus "sofrem" para transpô-la.

Uma demonstração de que ao invés de melhorar as coisas vem piorando dia após dia.
Até quando senhores responsáveis esse descaso?
Porque o povo da Prainha tem que passar por tudo isso para simplesmente ir e vir para suas casas? 
Antenor Pereira Giovannini

Nenhum comentário:

Postar um comentário