sábado, 26 de dezembro de 2009

Tal qual aqui .....


Foi inaugurada neste sábado a linha de trem de alta velocidade mais rápida do mundo na China. O percurso entre as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul) deve durar 3 horas. A iniciativa mostra a aposta de Pequim pelo transporte ferroviário em concorrência com o aéreo, informou o jornal China Daily.
Os trabalhos para o trajeto de 1.069 km começaram em 2005. O trem percorre a distânca a uma média de 350 km/h. Uma segunda fase unirá Pequim com Cantão.

Nota do Blog - Tal qual aqui. A ex-Ferronorte hoje Ferrovia Norte Brasil criada pelo empresário Olacyr de Moraes teve seu projeto criado em 1975, foi inaugurada em 1999, e em 2010 ainda se encontra em Alto Araguaia (MT) quando o projeto inicial era de chegar em Porto Velho. Ou seja 35 anos após aprovação do seu projeto a linha ferrea está anos luz do seu destino final. Para chegar a Cuiabá que é um grande polo de convergencia de produção agricola e seria um grande impulso para aliviar as estradas de rodagem ainda faltam cerca de 400 km. É mole ou querem mais.

Tudo bem que o exemplo se trata de investimento privado mas mostra o interesse do governo em fazer com que haja evolução para melhoria de um transporte de suma importancia para uma regiao que é a maior produtora de grãos do País.
E na China os caras construiram 1069 kms em 4 anos .
Mostra o quanto nosso Pais tem interesse em desenvolver esse meio de transporte muito mais economico que via rodoviaria.
Nossa média por hora hoje no Pais (me corrijam os entendidos em logisticas) está no patamar de 22 km/hora ou seja uma tartaruga levando carga chega primeiro no porto.
Certamente a questão esbarra em custos. Dinheiro para outras coisas temos, mas investimentos em logistica para ganharmos espaço e mercado à frente dos demais Países, isso não temos .
Que sirva de exemplo. 1069 kms em 4 anos .


Nenhum comentário:

Postar um comentário