sábado, 26 de dezembro de 2009

Esculhambação


Candidatos a partido para todos os gostos
Partido Pirata, do Esporte e até do Consumidor estão na pauta do TSE. Total de legendas pode ir de 27 a 58

Nada de somente PT, PSDB ou PMDB. No futuro, eleitores mais à direita poderão votar no Movimento Integralista Brasileiro (MIB), os que preferem a esquerda terão possibilidade de optar pela Liga Bolchevique Internacionalista (LBI) ou pelo Partido Comunista Revolucionário (PCR). Os de espírito mais alternativo poderão depositar suas esperanças no Partido Pirata. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a criação das novas legendas, o Brasil pode chegar a 58 partidos ante 27 atuais. Trinta a uma novas agremiações aguardam a oportunidade de se tornarem partidos.

A questão, para o eleitor, será descobrir quem, nessa sopa de letrinhas, tem propósitos de realmente representar setores da sociedade de quem pretende apenas vender seu espaço na TV e rádio para outros partidos ou virar “língua de aluguel”, encarregando-se de atacar rivais na defesa de interesses ocultos de outros.

Cientistas políticos demonstram inconformismo diante da ideia de fundar novos partidos. “Confunde mais ainda o eleitor. Hoje, já temos número exagerado de legendas, o que distorce o debate eleitoral e dá margem a todo tipo de negociação espúria”, diz o professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antonio Teixeira.

Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) é mais incisivo: “Mesmo atuais partidos, que já são muitos, não representam mais ninguém. Na prática, como na maior parte dos países democráticos, no Brasil há dois ou três grandes legendas, em torno das quais gravitam as demais”.

Os novos partidos que venham a conseguir registro terão direito a dividir média anual de R$ 140 milhões do Fundo Partidário - repassado às legendas - e dispor de cerca de 5 minutos de TV e rádio por semestre. Não é fácil, entretanto, conseguir o documento do TSE. Além de ter que montar um grupo de 101 pessoas que integrarão o futuro partido, as legendas têm que obter cerca de 468 mil assinaturas de apoiadores espalhados por, pelo menos, nove Estados da federação, de forma que demonstrem caráter nacional.

Nota do Blog - Uma verdadeira zona. Nunca acreditei e cada vez menos acredito em partido politico. Uma sopa de letrinhas é isso que são os partidos no Brasil. Ninguém respeita estatuto, linha de trabalho, condições minimas exigidas para postura de um membro de um partido politico. Primeiro que muitos viram de casaca tal qual mudam de camisa. Principalmente de ideológia . Mudar do PT para o DEM ou vice-versa é coisa apenas de que lado esteja no momento o poder.
Apoiar partidos de posições opostas a que seu partido propõe estatutariamente apenas para se manter no poder é coisa corriqueira. 
Por isso, a proposta de se aumentar para 58 partidos não é nada dificil. O importante para esses cidadãos que fazem a proposta é estarem lá., aonde os outros estão. E certamente livrar uma graninha que deve vir desse Fundo Partidário. Na verdade não vale absolutamente nada, ser de um ou outro. Temos mais de 500 deputados na Camara Federal. Quantos se destacam, quais os que aparecem na mídia, enfim o que representa ser presidente do Partido das Prostitutas Brasileiras (PPB) ou do Movimento dos Aposentados Fálidos do Brasil (MAFB) .. Po.... Nenhuma ...  Por isso, 58 , 90, 150 Partidos não muda absolutamente nada .. Apenas novas merdas trazendo novas moscas ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário