segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Saúde é o ponto fraco de Lula



Gilberto Dimenstein (*)
Dados ainda inéditos da pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, mostra que a saúde é a área mais vulnerável da gestão Lula --o que abre uma brecha para o pré-candidato José Serra (PSDB), bem avaliado como ministro da Saúde.

Para 24% dos entrevistados, a saúde, considerado o mais grave problema brasileiro, é a pior atuação do governo Lula. Em segundo e terceiros lugares, com larga distância, estão violência (15%) e combate à corrupção.

Uma novidade, segundo a pesquisa, é que Lula, cuja baixa escolaridade sempre foi motivo de debate no país, tem na educação a sua melhor pontuação (13%), empatado com os programas sociais e, em seguida, economia (12%).

A julgar pela pesquisa, já é possível delinear onde estará o marketing dos candidatos, a partir da preocupação dos brasileiros. Depois da saúde, os mais importantes problemas são, pela ordem, violência, desemprego, corrupção e educação.

(*) É membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário