terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ainda Olimpíadas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), órgão do Governo Federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
Esse é o que diz o site do BNDES a respeito de sua função.
Pois hoje anuncia-se que o BNDES assume gastos da Copa do Mundo e da Olimpíada.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai ser o principal financiador das duas maiores competições esportivas do mundo, a Copa de 2014 e a Olimpíada do Rio, em 2016.
O banco deve oferecer ao menos R$ 15 bilhões para os eventos.    
Mais do que bancar diretamente os custos das empreitadas bilionárias, o governo federal vai passar ao BNDES a tarefa de custear com empréstimos os principais gastos de infraestrutura urbana, os mais custosos, para os dois eventos.
O banco de desenvolvimento foi a saída escolhida pela União para honrar os principais gastos com os projetos esportivos, com menos riscos de perder dinheiro. Caberá ao governo federal investir em portos, aeroportos e paisagismo.
Chama atenção que a explicação pela escolha da União afora honrar os principais gastos e ter menos riscos de perder dinheiro. Sinal que se é consciente que as possibilidades de termos outro Pan é tão visivel que determinam que um Banco cujo foco principal é do auxiliar e bancar o desenvolvido do País e não tão somente de algumas capitais e principalmente o Rio de Janeiro, para que essa dinheirama toda não se esvazie pelos dedos das ávidas empreiteiras que estarão à frente desses projetos todos.
Que realmente Deus nos proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário