sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Alerta no primeiro dia do ano


Santos afundará se o mar subir 1,5m
Jornal da Tarde 

Cientistas usaram um software de computador para estimar os reflexos do aquecimento global na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A previsão mais pessimista, em que o nível do mar aumentaria 1,5 metro, revela um cenário de caos. Bairros inteiros seriam inundados e o Porto de Santos, praticamente destruído.

O trabalho é desenvolvido desde 2006 pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e prevê três possíveis situações. No cenário 1 (aumento de 0,5 metro do nível do mar), a faixa da praia ficaria encoberta pela água nas marés mais altas e algumas pequenas áreas da Ponta da Praia seriam alagadas, assim como as zonas Noroeste e Alemoa.

O cenário 2 (aumento de 1 metro) mostra toda a faixa de areia da praia e os jardins alagados nas marés altas. Áreas perto da praia, como o Gonzaga e o Boqueirão, boa parte da Ponta da Praia e a zona portuária das proximidades seriam atingidas. A área conhecida como Zona Noroeste seria totalmente alagada. O cenário 3 (aumento de 1,5 metro) traz o caos a quase toda a cidade.

Segundo os pesquisadores, isso aconteceria se nada fosse feito nos próximos 100 anos para conter o aquecimento. As conclusões serão apresentadas em março no Congresso Brasileiro de Oceanografia em Rio Grande (RS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário