quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Um guerreiro que se vai ..


Não tive oportunidade e o privilégio de conhecer pessoalmente Sr. Joaquim da Costa Pereira, que faleceu na madrugada de hoje em Belém.
Quando aqui cheguei há 7 anos presumo já estivesse enfermo e recolhido mais ao seu lar do que atuando em suas empresas.
Quando o STC (Sistema Tapajós de Comunicação) completou 30 anos em 2009 e eu tive a honra e oportunidade de participar da comemoração, pude conhecer um pouco da sua história e de sua trajetória.

Para um "estrangeiro" que chega a Santarém e se depara com as inúmeras dificuldades que ainda hoje se observa tanto na cidade como na região, não há como não divagar e imaginar como esse e outros abnegados conseguiam trabalhar tantos anos atrás.
Afora trabalharem, construírem um futuro que hoje usufruímos.
E a história nos mostra que um desses pioneiros foi Sr. Joaquim.

Em 1944 com 15 anos já era comerciante tendo aberto um pequeno comércio de couro.
Em 1946 com 17 anos montou sua primeira empresa varejista que comercializava estivas em geral.
Mais tarde foram criadas novas empresas sendo uma J.Costa Pereira e o Bar e Fábrica de Gelo São Joaquim.
Com um espírito inovador e persistente naquilo que idealizava Sr Joaquim passou a investir em outros ramos de comércio até chegar à área de comunicações.
Fundou em 1986 o primeiro jornal impresso de Santarém “O Tapajós”.

Foi quando em pleno regime militar o então Ministro Golbery do Couto Silva – Ministro Chefe da Casa Civil - autorizou ao Ministro das Comunicações Haroldo Correa de Matos a conceder concessão de um canal de televisão para região através do então deputado federal Ubaldo Campos Correa.
E para assumir essa concessão o deputado chamou uma dupla de empresários de peso da região : Joaquim da Costa Pereira e Paulo Correa.
Nascia o embrião do STC – Sistema Tapajós de Televisão que foi se consolidando principalmente após ter se filiado a Rede Globo de Televisão, com apoio do então Senador Jarbas Passarinho.
A dupla de empresários resolveu se dissolver e cada um seguir seu caminho, ficando essa área de comunicações com Sr. Joaquim.

A Televisão cresceu e trouxe junto uma nova filha que nasceu pouco tempo depois que é a Rádio Tapajós/94 FM.
Sabe-se perfeitamente que uma televisão não é feita de uma câmera e um transmissor.
E nisso aparece novamente a mão empreendedora do Sr Joaquim procurando transpor todas as dificuldades que a região apresentava, para que tais dificuldades fôssem transpostas com persistência, vontade e tenacidade.

O crescente foi tal que hoje se observa mais de 100 abnegados profissionais fazendo desse complexo de comunicação um importante elo de informações .
Essa visão esse moço que com 15 anos já tinha um comércio, previu e foi fazer acontecer.
Seu amor a cidade e a região fez exatamente que esse vínculo se perpetue.

Sua voz pode se calar, sua imagem ficará nos corações e nas lembranças, mas seu legado ficará fincado /estaqueado para sempre em sua cidade e em sua região.
Com meus sinceros respeito Sr Joaquim tenha certeza que valeu a pena .
Seu povo, sua gente, seu sangue, podem ter orgulho de saber que seus feitos jamais serão apagados. Nossos sentimentos à família. Siga em paz , grande guerreiro,.

Rabiscos do Antenor

Nenhum comentário:

Postar um comentário