terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E as bicicletas?

Padre Edilberto nos traz um artigo comentando o problema dos carros de boi que trafegam por nossas ruas sem qualquer fiscalização.
Maior problema se concentra à noite nesses trechos de estrada até atingir o planalto onde não há iluminação e vira e mexe você encontra com um carro desses andando entre o acostamento (quanto tem) e o leito da rodovia.
 
Mas, gostaria de lembrar a respeito das bicicletas que tambem temos um alto contingente de pessoas que usam esse meio de transporte.
Durante o dia não há problemas de visibilidade, porém a noite a coisa pega e pega feio.
Ruas esburacadas e iluminação precária são dois fatores que contribuem para dificuldade da visão de ciclistas que transitam à noite junto ao meio fio das ruas ou mesmo no leito das ruas.

Já sugerí para um dos nossos vereadores que leve para a Câmara a idéia de obrigar para que os ciclistas usem algum tipo de luminária junto aos aros das rodas (tal qual a foto) servindo como uma espécie de olho de gato que o identifica ao ser alçada por um farol, mesmo à distância. Custo barato e uma segurança maior, já que geralmente as bicicletas que aqui transitam não possuem qualquer sinalização dianteira ou traseira .

Regra lançada numa cidade do MT que fez com que diminuisse os acidentes envolvendo ciclistas no periodo noturno.

2 comentários:

  1. Anônimo5/1/10 15:06

    BOA PERGUNTA SEU ANTENOR,

    É UMA MEDIDA SIMPLES, PRÁTICA, BARATA E SOBRETUDO EFICIENTE. ENTÃO NOS PERGUNTAMOS:
    PORQUE NÃO ADOTAR TAL MEDIDA?
    FICA A SUGESTÃO COMO O PRIMEIRO TRABALHO DA VOLTA DE FÉRIAS DOS NOSSOS NOBRES EDIS?

    CHAGUINHA

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Chaguinha pela sua contínua audiência.
    Já que o amigo é muito mais chegado com os vereadores da cidade do que esse aposentado, haveria chance do amigo reforçar essa idéia.
    Creio que todos sairiam no lucro, principalmente os ciclistas.
    Forte abraço

    Rabiscos do Antenor/

    ResponderExcluir