segunda-feira, 5 de outubro de 2009

IDH - Brasil 75a. Posição

 Blog do Josias de Souza - Folha de SPo


O Brasil manteve-se estável, na 75ª posição, no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Trata-se de um indicador que a ONU divulga anualmente. Compara a qualidade de vida da população de 182 países.

O Brasil aparece na lista espremido entre Granada (74ª colocada) e Bósnia e Herzegovina (76ª).

Os cinco países mais bem-postos no ranking do IDH são, pela ordem: Noruega, Austrália, Islândia, Canadá e Irlanda. Os EUA figuram na 13ª posição.

No piso da lista, aparecem, de baixo para cima: Niger, Afeganistão, Serra Leoa e República Centro-Africana.

Nesta segunda, o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) dará uma entrevista, na qual serão esmiuçados os dados.

O IDH varia de numa escala que vai de zero a um. Entre 2006 para 2007, o índice brasileiro oscilou de 0,808 para 0,813.

Nesse patamar, o país é considerado como dotado de alto nível de desenvolvimento humano. Estão acima do Brasil (75º) países como Chile (44º), Argentina (49º), Uruguai (51º) e até a Venezuela (58º).

A ONU publicou o IDH pela primeira vez em 1990. A despeito disso, calculou o índice de anos anteriores, a partir de 1975.

Criado por Mahbud ul Haq, em colaboração com o Nobel de Economia Amartya Sen, o IDH inovou em matéria de aferição do desenvolvimento humano.

Além do indicador econômico -o PIB per capita-, o índice passou a levar em conta a longevidade e o nível educacional das populações.

A aferição da longevidade é feita com base nos indicadores de expectativa de vida ao nascer.

O nível educacional é medido pela combinação do índice de analfabetismo e da taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

O IDH tornou-se uma referência planetária. Entre outras utilidades, é usado para mensurar a capacidade dos países de atingir os 'Objetivos de Desenvolvimento do Milênio', fixados pela ONU.

(Nota do Blog: Não piorou mas também não melhorou. Afinal temos na nossa frente paises como Granada (!!), Barbados, Malta, Panamá e até a Venezuela, sem falar em Chile, Uruguai e Argentina. Mas, tudo bem. Importante não é melhorar a qualidade de vida e sim termos o orgulho de sermos escolhidos para uma Copa do Mundo de Futebol e uma Olimpíada. Isso é importante.  Faz até chorar...)

Vai abaixo o novo ranking do IDH:









Nenhum comentário:

Postar um comentário