terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Noroeste do Paraná ganha fábrica de biogás

 Gazeta do Povo 

Após mais de dez anos de pesquisa, a Géo Energética, de Londrina (Norte do Paraná), tirou do papel a sua primeira unidade de produção de biogás a partir da cana-de açúcar. 

O produto pode ser usado tanto na geração de energia elétrica como combustível, em substituição ao óleo diesel. 

A unidade instalada em Tamboara (Noroeste) é considerada um marco para a empresa, que já investiu R$ 35 milhões no desenvolvimento do projeto e pretende aplicar outros R$ 40 milhões nos próximos anos. 

“Temos planos de construir 15 plantas em cinco anos – três por ano. A ideia é produzir Biometano até o início de 2014”, revela Alessandro Gardemann, diretor da companhia. 

A empresa paranaense diz ter dois projetos bastante adiantados na região Centro-Oeste do Brasil, mas também está de olho no mercado paulista.

A planta no Paraná foi viabilizada por uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também com recursos próprios. 
Uma parceria com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana) garante matéria-prima (torta de filtro e palha de cana) à fábrica.

Em contrapartida, a Géo devolve adubo orgânico à cooperativa, que é o resíduo do biogás. 

A planta começa a operar com capacidade de produção de 4 megaWatts/hora, o suficiente para fornecer energia a cerca de 10 mil habitantes, conforme Gardemann, mas, planeja ampliar a geração de energia para 16 megaWatss no curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário