terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vem nova palhaçada do governo federal por aí

Governo Federal prepara socorro ao calote dos clubes ao fisco  

José Cruz (*) 

Em crise em campo depois da derrota para o Grêmio pela Libertadores, o Fluminense vive outro drama, financeiro, com atraso de salários, conforme conta reportagem de Renan Rodrigues, do UOL, no Rio de Janeiro. 

O problema não é exclusivo do Tricolor carioca. E o drama para pagar dívidas vem de anos, envolvendo os principais clubes do nosso futebol, Flamengo, Corinthians, Santos, Atlético e por aí vai. 

Em resumo, os bens dos clubes, em geral, são penhorados por ordem judicial para pagar contas, principalmente com o INSS, Imposto de Renda e Fundo de Garantia. Extraoficialmente, a dívida dos principais clubes passa de R$ 2 bilhões. 

Para tentar resolver o problema o Governo do então presidente Lula criou a Timemania, aposta que repassa 22% da arrecadação para abater nas dívidas fiscais. Não adiantou. 

Alternativa esperta 
Em 25 de agosto alertei para um possível perdão do governo aos R$ 2 bilhões de débito ao fisco. 

O projeto de perdão, do deputado Vicente Cândido (PT-SP), previa a criação do Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos). 
Na prática, o valor da dívida fiscal de cada clube seria abatido com os clubes oferecendo práticas esportivas para jovens atletas. 

O Flamengo, por exemplo, que recentemente acabou com sua equipe de natação por falta de dinheiro, poderá participar do Proforte formando atletas, em troca da dívida que tem para com o fisco. A questão é que o Flamengo não tem dinheiro nem para a sua equipe principal… 

Solução a caminho 
No sábado, o companheiro Luiz Carlos Azedo confirmou em sua coluna (Brasília-DF), no Correio Braziliense, que o programa de anistia das dívidas está a caminho. 

“Para fazer valer a força das nossas chuteiras, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, prepara um pacote de medidas para resolver as dívidas dos clubes e das federações. Os clubes trocarão apoio à iniciação ao esporte para classes menos favorecidas em troca de perdão ou renegociação de dívidas coma Receita e a Previdências. As negociações já começaram e deverão ser anunciadas logo após a Copa das Confederações.” 

É difícil acreditar que o ex-presidente da CPI da CBF Nike, que identificou falcatruas, evasão de divisas e corrupção no nosso futebol agora prepare um pacote para premiar os fraudadores de ontem. 
A medida é casuística e atenta contra o contribuinte que honra seus compromissos. 

Não é possível que o governo federal, que cobra dos empresários pesados impostos seja “bonzinho” com o cartola fraudador esquecendo o calote praticado há mais de 10 anos… 

Se essa medida de Aldo Rebelo se confirmar fica evidente que é discriminatória e uma fortíssima peça de campanha eleitoral, que já está nas ruas. 

Mas que moral terá a presidente Dilma Rousseff para encarar o eleitor em geral e lhe exigir que honre seus compromissos para com o Estado? 

(*) Jornalista e que cobre as áreas de política, economia e legislação do esporte. Participou da cobertura de eventos esportivos internacionais nos últimos 20 anos.

Um comentário:

  1. Germano do Rio de Janeiro28/2/13 10:39

    Sinceramente fico pensando aonde iremos chegar com esses políticos que temos. Se tenho uma divida com um orgão público e atraso, recebo cartas, vou parar no Serviço de Proteção ao Crédito, sou impedido de financiamentos, sujam meu nome e por aí vai ... E os clubes, administrados por calhordas, incompetentes, traíras do próprio clube, ficam livres de pagarem as dívidas dos clubes, dívidas que a maioria criou e assumiu, para depois realizarem novas dívidas ... uma palhaçada ...

    ResponderExcluir