domingo, 17 de fevereiro de 2013

Venda da Heinz equivale a 55 bilhões de reais

Globo Rural 

Em um negócio de U$ 28 bilhões de dólares (equivalente a 55 bilhões de reais), a Heinz, maior produtora mundial de ketchup com 60% do mercado americano e 26% do mercado global, foi vendida para as empresas do grupo de investimento Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, e 3G Capital, que tem entre os sócios os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. 

O valor da compra inclui a dívida da companhia. No comunicado feito na quinta-feira (14/2), a Heinz afirmou que a operação é a maior já realizada na indústria de alimentos. 

Há dois anos, a Heinz adquiriu, por RS$ 1 bilhão, 80% da marca Quero Alimentos no Brasil. Telles e Sicupira são membros do conselho da rede de fast food Burguer King e da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev. 

Em entrevista à rede americana CNBC, Buffett declarou que a Berkshire e a 3G Capital serão sócios em partes iguais na Heinz. "É meu tipo de negócio e é meu tipo de parceiro", afirmou. De acordo com a CNBC, cada sócio vai contribuir com US$ 4,5 bilhões em recursos para a compra. 

Segundo o comunicado da Heinz, o acordo será financiado com recursos da Berkshire e da 3G, além de rolagem de dívida e financiamento dos bancos JP Morgan e do Wells Fargo. A empresão não informou a parcela desembolsada pela Berkshire e pela 3G no negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário