domingo, 1 de abril de 2012

“PCB ou PCdoB: afinal, qual deles tem de fato 90 anos?” (2)

Recebemos do leitor, jornalista, radialista, estudioso político e amigo grego-santareno Jota Ninos, o seguinte comentário abaixo a respeito da postagem “PCB ou PCdoB: afinal, qual deles tem de fato 90 anos?” da jornalista Hildegard Angel. 

Em primeiro lugar agradeço a audiência do Jota porque sei da sua correria do dia a dia atuando em várias áreas e principalmente pela sua seleta seleção na escolha de suas leituras. Fico-lhe profundamente grato pela audiência em nosso bloguinho. 
Quanto ao não gostar de partidos você está coberto de razão. A mim nenhum tem meu apreço pela forma como os participantes de cada um deles agem. Todos estão interessados em se sair bem em primeiro, depois quem sabe aqueles que eles dizem defender. Na minha pouca visão política os chamados da esquerda no Brasil são os piores, porque por muito tempo eram rechaçados e pertenciam a minoria e fizeram de tudo para chegar ao poder e quando conseguiram fizeram e continuam fazendo exatamente as mesmas ou piores coisas que aqueles que eles lutavam contra e eram os chamados de centro ou de direita. Por isso Jota se colocar todos no liquidificador e bater não sobra um decente, apenas um grande sopa de letrinhas... 
Valeu amigão pela audiência e pelo sempre abalizado e inteligente comentário. 

Jota Ninos disse 
Como disse a colunista, houve um "racha semântico" entre os comunistas em 1962. Daí o PCdoB também comemorar os 90 anos junto com o PCB, pois surgiram da mesma base. 

O que ela não diz é que a maioria do antigo Pecebão resolveu mudar a sigla para PPS - Partido Popular Socialista, depois da "queda do muro de Berlim", em 1992. Ocorre que um grupo não concordou com essa mudança, saiu e "refundou" o antigo PCB no mesmo ano. 

Se seguirmos a lógica proposta pela colunista social (tia de um militante de esquerda assassinado pela ditadura - Stuart Angel Jones - retratado no filme Zuzu Angel), o antigo Pecebão não teria mais que vinte anos de fundação, já que a maioria do antigo partido, não mais por uma questão semântica, resolveu mudar a concepção histórica do comunismo, para um socialismo mais moderado. 

O PPS, hoje, é um partido de centro-direita que flerta com o PSDB. 
O PCB mantém-se como partido ideológico comunista com os velhos jargões dos anos 1960, sem qualquer expressão na vida partidária. 

O PCdoB, apesar de algumas vezes utilizar os velhos jargões do comunismo, é um partido cuja filosofia evoluiu para um socialismo moderado, seguindo essa trajetória política ao lado do PT, seu aliado histórico desde os anos 1980. 

O PCdoB é um partido que utiliza hoje, também, do pragmatismo. Com erros e acertos. De qualquer forma, o comunismo, em todas as suas vertentes, comemora 22 anos de luta no Brasil. Vale a pena ver o vídeo de 90 anos produzido pelo PCdoB e o vídeo que eu produzi para o partido em Santarém (nos links abaixo), caro Antenor, apesar de saber que você não simpatiza com nenhum partido, principalmente os de esquerda...rsrsrs 


Um comentário:

  1. Caro Antenor, uma correção no meu texto:
    Onde se lê, "de qualquer forma, o comunismo, em todas as suas vertentes, comemora 22 anos de luta no Brasil", leia-se "de qualquer forma, o comunismo, em todas as suas vertentes, comemora 90 anos de luta no Brasil".

    ResponderExcluir