quarta-feira, 4 de abril de 2012

Copa no Brasil: olho maior que a barriga

Do Blog Sanatório da Notícia  

A Copa do Mundo é uma taça cheia de fel, ao invés de caipirinha, preferência nacional, como imaginaram os senhores de olho grosso maior que a barriga que a trouxeram para o Brasil. 

O Brasil não precisava disso. A Copa não chegou, nem vai chegar na cozinha dos brasileiros que gostam mesmo de futebol 

O ingresso mais barato vai custar para velhos e bolsa-familiares, nos piores lugares das arenas esportivas, pelo menos R$ 50, o equivalente à prestação de um cuchicholo do Minha Casa, Minha Vida. A Copa não é coisa para o povão. É para os esfaimados senhores barrigudos dos anéis. 

No dia 30 de outubro de 2007, a FIFA caiu na lábia dos finórios que se apropriaram do País e satisfez o apetite voraz da pandilha de sevandijas - constituída de cartolas a presidente da República; de consultores a craques de futebol; de políticos a alguns gatos refinados - como se isso não fosse redudância. Ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. 

Hoje Joseph Blatter e sua banda larga sabem que aquilo era só a entrada de um banquete mal planejado, com um cardápio ao gosto e à fome desmedida de um grupo de oportunistas comilões da fibra brasileira. 

Irados com o grupo de conversadores despreparados até para disfarçar a fraude nas licitações e o sobrefaturamento de obras que já tiveram inaugurações de pedras fundamentais que não se mexeram para lugar nenhum, mandaram Valcke, seu secretário-geral enfiar um pontapé no traseiro do Brasil. 

O time de finórios reclamou. Gosta de chutar os outros, mas abomina a humilhação de levar um pé na bunda. A FIFA fez que foi pela esquerda, fez que foi pela direita e acabou fondo pelo meio: driblou Dilma, a herdeira da patacoada de Luiz Erário da Silva e seus cães amestrados e, com a voz do seu próprio desiludido presidente retrucou de um jeito que soa mais ou menos assim: 
- Chega de papo, mãos à obra... Vão trabalhar, vagabundos! 

E tamos aí. Com a cola enfiada no meio das pernas. Deve ser para dificultar algum drible da vaca. Se o jogo continuar desse jeito, vamos é levar um chapéu. Quem sabe até, uma boina de vaca. 
Jerome Valcke já disse outro dia, em tom de alerta total: - A Rússia fez em três anos, para a Copa de 2018, o que o Brasil não fez em seis para 2014. 

Tradução: - Ou vocês tomam jeito e cumprem o prometido, ou a Copa de 2014 tem tudo para ser na Rússia. 

E tomara que o seja mesmo. Só assim o trabalhador brasileiro, fanático por futebol, vai deixar de pagar por mais de meio século a roubalheira que está sendo ocultada em cada grão de pedra britada que fingem colocar em cada estádio desse país de espertalhões que mandam e desmandam no futebol, sem entender nada do esporte, mas que sabem tudo da ingenuidade do povo brasileiro. 

Essa Copa aqui foi um engodo. Um excesso de voracidade. O olho gordo dos donos do Brasil foi maior que a barriga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário