sábado, 2 de fevereiro de 2013

Reconhecimento e premiação

Bellini Tavares de Lima Neto (*) 

Depois da tempestade vem a bonança. Depois da bebedeira, vem a ressaca. 

Depois do incêndio, vem o rescaldo. 

Depois do espetáculo, vem a premiação. 

Mas, nem sempre. 

Não houve tempestade, chuva grossa que talvez tivesse ajudado a conter o apetite do fogo. 
Também não houve ressaca porque não deu tempo de chegar ao outro dia. 
Seguramente já se deve estar em pleno rescaldo. 

Mas, o espetáculo, esse foi formidável. 
Seu impacto ainda vai permanecer por uns dias na mente aturdida do público em geral. 

E depois, como manda a vida, vai se apagando da memória, assim como o fogo, vai amenizando assim como a tempestade, vai passando lentamente como a ressaca. 
Por isso, antes que o grande espetáculo dê lugar aos próximos, nada mais justo que se confira o devido reconhecimento aos responsáveis por tão magnífica realização. 

Parabéns a você, dotado de um senso especial de oportunismo, para se livrar rapidamente da infração administrativa com uma inocente e inofensiva gorjetinha. 

Parabéns a você, zeloso cidadão e pai de família, que embolsa a simplória, mas justa recompensa por evitar os atravancos da vida e fazê-la fluir. 

Parabéns a você que, enredado pelo trânsito infernal das grandes cidades ou o acúmulo insuportável de veículos nas estradas, não economiza sua criatividade e encontra o atalho pelo acostamento ou por aquela ruazinha enfeitada com a placa que ostenta uma setinha em sentido contrário. 

Parabéns a você que rapidamente se desaperta das dificuldades de estacionar seu veículo aproveitando a ausência do idoso ou do deficiente físico e, assim, resolvendo seus embaraços. 

Parabéns a você, pai extremado, que descobre os atalhos para ingresso, na universidade, de seu rebento querido, poupando o pequerrucho dos atropelos dos exames que tanta pressão psicológica e emocional provocam na criança. 

Parabéns, empresário sagaz, que contrata indivíduos com idade superior a 60 anos para que, graças à sua visão corporativa e mercantilista, sejam economizados minutos preciosos nas filas dos bancos e repartições públicas. 

Parabéns pela contribuição inestimável dada todos os dias ao grande espetáculo. 

Congratulações a você e sua incomparável criatividade quando, no momento de vender seu veículo, volta o velocímetro para que os números indicados no odômetro façam um jogo mais harmônico com o restante do objeto vendido. 

Ainda falando em veículos, efusivos cumprimentos a você quando, num exemplo incomparável de desprendimento, franqueia aos teus jovens herdeiros recém-entrados ou na flor da adolescência, as chaves do automóvel para que eles possam experimentar as emoções incomparáveis de um passeio semi-clandestino. 

Reverencias especiais a você que não hesita um instante sequer em ir à escola de seus filhos tomar-lhes as dores quando, eventualmente apanhados em alguma atitude lúdica, tão apropriada à idade e incompreendida pela impiedosa e implicante direção do estabelecimento, os pequenos são repreendidos e ameaçados de punições odiosas. 

Seguramente o elenco de reconhecimentos causará grandes injustiças uma vez que seria difícil relacionar todos s gestos e atitudes que contribuem, de maneira decisiva e eficaz para que os espetáculos se perpetuem, cada vez mais cheios de emoção, calor e cores. 

De qualquer forma, ainda que apresentando sinceras desculpas pela imprecisa e incompleta listagem, ficam reforçados os mais veementes e efusivos cumprimentos por todos esses e muitos outros comportamentos prenhes de nobreza e distinção, que fazem possível se comemorar os grandes momentos da vida nacional. 

Ah, não fica faltando apenas a lista completa dos comportamentos. 

Ficam faltando, também, os cumprimentos de cerca de 230 jovens que, segundo se alega, estariam impossibilitados de externar seus sentimentos. 

(*) Advogado, avô, corintiano e morado em São Bernardo do Campo (SP)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário