quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pesquisadores avaliam o potencial da soja preta

 Diário do Comércio 

Duas novas linhagens de soja preta estão em fase de experimento através do Programa de Melhoramento Genético da Soja para Alimentação Humana desenvolvido pela Embrapa, juntamente com a Empresa de Pesquisa de Minas Gerais (Epamig) e a Fundação Triângulo. O programa tem como objetivo desenvolver cultivares de sojas especiais para alimentação humana. 

Através de cruzamentos genéticos, as pesquisas buscam uma soja com sabor mais suave, semente de maior tamanho e elevado teor de proteína.
"No ano passado a gente tinha 25 linhagens em teste. Este ano temos somente duas. Na etapa final vamos decidir qual das duas ou se as duas vão ser a nova cultivar", diz a pesquisadora da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba Ana Cristina Juhász. 

Essas duas linhagens de soja preta, que são pesquisadas há mais de dez anos, estão em fase de teste em cinco propriedades na região do Triângulo Mineiro. 
De acordo com a pesquisadora, nos próximos dois anos essa nova cultivar receberá uma nomenclatura e ainda passará por testes sensoriais e análise mercadológica. 

A previsão de disponibilidade do produto no mercado é de quatro anos.
"Os cariocas já consomem tradicionalmente o feijão preto, portanto, pode-se pensar na possibilidade de incluir também a soja preta no prato do carioca", sugere Cristina. 

A pesquisadora explica que a soja preta possui além das outras propriedades da soja, a antocianina, um antioxidade natural, que pode reduzir os efeitos dos radicais livres e retardar o envelhecimento. 

Minas 
Registradas com o selo "Soja de Minas", as cultivares BRSMG 790A (Fit soy - amarela) e BRSMG 800A (Nutri soy - marrom) foram desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa e Epamig em parceria com a Fundação Triângulo. 

Em novembro de 2012 foi realizada sessão de degustação pela Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) para técnicos, especialistas, educadores e nutricionistas, com o objetivo de introduzir a soja na alimentação escolar. 
Foram mostradas as várias possibilidades de preparo do produto, como: salada e tropeiro preparados com o grão, soja cozida com o feijão carioquinha, além do extrato de soja (suco) com maracujá. Somente na rede estadual, o público abrange 3,9 mil escolas públicas e cerca de 2,5 milhões de estudantes. 

Essas cultivares foram beneficiadas, embaladas e já estão sendo comercializadas em supermercados em Uberaba. 

Degustação da soja marrom, preparada com feijão, e da amarela, preparada como salada, foram realizadas em diversos eventos no município com o objetivo de verificar a aceitação do produto no mercado local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário