quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

No caminho, com Maiakovski


Renato Gomes Nery (*) 

Tenho feito uma série de artigos abordando o descaso e o abandono com que são tratadas pelas autoridades as coisas da nossa terra e da nossa gente. Insurgi-me contra a destruição do Verdão. 
Contra as obras de mobilização urbana que a população desconhece. Contra o VLT. Contra o corte indiscriminado de quase 3000 árvores para que possa implantar os veículos do VLT. Contra e o endividamento exagerado do Estado para que tudo isto se realize. 
Contra os incentivos fiscais indistintos que beneficiam os grandes e o arrocho fiscal com que são tratados os médios e pequenos empresários. 

Enfim contra a apatia da população e de setores organizados da sociedade que assistem tudo bovinamente. 

Já falei do apossamento do poder político por gestores sem compromissos com os nossos costumes e tradições. 
E pela truculência de quem acha que a força da grana tudo pode e tudo faz. E agora enfatizo a nomeação da nova Secretária de Cultura do Estado de formação intelectual desconhecida e sem vínculo cultural com os nossos costumes e tradições. Não se assustem se os áulicos não lhe derem também um assento na Academia dos Imortais das Letras do Estado.

Enfim perdemos tudo: a nossa identidade, o nosso brio, o nosso poder de reagir e de indignar. 

A situação descrita é a materialização de um trecho do poema “No Caminho, Com Maiakóvski” – de exaustiva citação durante o regime militar - atribuído ao genial poeta Bertold Brecht e ao poeta russo Maiakóvski, mas de autoria do nosso querido poeta Eduardo Alves da Costa, publicada no livro do mesmo nome, pela Editora Geração Editorial – 2003 – pag. 47): 

- Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles 
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada -.

(*) Advogado em Cuiabá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário