domingo, 8 de abril de 2012

Mais vinho importado no Brasil

Correio do Povo 

O Brasil aumentou em 44,2% a importação de vinho no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período de 2011. 
O percentual representou incremento de pouco mais de 14 milhões de litros, totalizando 46,1 milhões de litros entre janeiro e março. 

Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ilustram a perda de competitividade do produto nacional, muitas vezes, mais caro do que os importados. 
O setor está no centro de polêmicas desde que o governo federal abriu investigação para aplicar salvaguarda às importações, há três semanas. 

A análise de uma taxação dos importados levou restaurantes do centro do país a dar início a um boicote aos rótulos de vinícolas nacionais que apoiam a medida, entre elas, algumas gaúchas. 
A chef Roberta Sudbrack foi uma das primeiras a retirar da carta do seu restaurante, no Rio de Janeiro, os vinhos das vinícolas favoráveis à salvaguarda por considerá-la uma "manobra absurda e retrógrada". 

Em nota, Roberta, que já é apoiada por renomados colegas, ressaltou que "não há evolução sem aprender com quem faz o vinho há muito mais tempo". E concluiu: 
"A ação só prejudicaria o próprio vinho brasileiro e a evolução do setor". 

O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Fernando Cabral, também condena a ideia de sobretaxar os vinhos importados. "Não se resolve o problema da carga tributária, que é elevada no Brasil, penalizando produtos de boa qualidade." 

Ele acredita que o país precisa de soluções definitivas, ao invés de medidas paliativas.
"O correto seria o governo oferecer vantagens aos produtores brasileiros pra produzirem mais e melhor", sugere. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário