quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mordaça na Imprensa


PT defende controle público e sanções a imprensa
Ao que tudo indica o autoritarismo, o probido tudo, está de volta. 
Quem uivava como lobos sedendos por liberdade de expressão, por democracia total e irrestrita, hoje em tempos mais modernos, já plenamente estabelecidos e acomodados no Poder, com os dois pesos da balança nas mãos, os bancos cada vez mais esbanjando receitas e ganhos através de taxas extorsivas e sem serem admoestados, incomodados pelo governo e por outro lado a geração Bolsa-Fome que lhes garante 80% de aceitação, hoje não somente falam mas aprovam um texto para controle público dos meios de comunicação e crianção de mecanismos de sanção à imprensa, ou seja censura.

A tal censura que tanto o metalúrgico e presidente de sindicato Lula combatia, hoje seus soldados querem trazê-la de volta. 

Pelo menos é isso que diz o texto aprovado pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores sob o título "Resolução sobre a estratégia petista na Confecom (Confederação Nacional de Comunicação).
Segundo o documento o atual modelo de concessões no setor de comunicação é anacrônico e autoritário e que privilegia grupos comerciais em detrimento dos interesses da popilação.
O Ministério das Comunicações também foi procurado para explicar, entre outras coisas, o que o governo pretende mudar no sistema de outorgas, mas não respondeu.
" Sob o pretexto de democratização, o que se oculta é a tentativa de um crescente controle ideológico da informação".

O especialista em Comunicação Carlos Alberto Di Franco rebate dizendo que as propostas do PT são preocupantes pois escondem objetivos de controle ideológico como já realizado em outros paises como Venezuela e Argentina. Diz ele que " sob o pretexto de democratização, o que se oculta é a tentativa de um crescente controle ideológico da informação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário