domingo, 8 de novembro de 2009

Entre a loucura e o delírio

Chávez pede a venezuelanos que se prepararem para a guerra
BBC- Brasil


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo que as Forças Armadas do país e a população civil devem se "preparar para a guerra" para garantir a paz. 

As declarações foram feitas em um momento de crescente tensão na fronteira com a Colômbia e da assinatura de um acordo militar entre os governos colombiano e americano.
"Senhores oficiais, a melhor forma de evitar a guerra é preparando-se para ela", afirmou Chávez, durante o programa dominical de rádio e TV Alo Presidente. "Não percam tempo em cumprir com o dever de preparar-nos para a guerra e ajudar o povo a preparar-se para a guerra, porque é uma responsabilidade de todos", disse.
"Senhor comandante da guarnição militar, batalhões da milícia, treinemos. 
Estudantes revolucionários, trabalhadores, mulheres: todos prontos para defender esta terra sagrada chamada Venezuela", afirmou.

Estados Unidos
Em alusão ao governo dos Estados Unidos, Chávez disse que se as grandes potências respeitassem o direito internacional não seria necessário preparar-se para a defesa de seu país.
"Se vivessemos em um mundo que respeitasse o direito internacional, bom, poderíamos dedicar-nos a qualquer coisa, menos a preparar-nos para a guerra. Mas não. 
Sabemos que este mundo está afetado pelo virús da violência do mais poderoso contra os mais fragéis", afirmou.
O presidente venezuelano se opõe a um acordo firmado no final de outubro entre Bogotá e Washington que dá às Forças Armadas americanas acesso a sete bases colombianas. 
Chávez disse que, diferentemente de outros países, seu governo foi cauteloso com a vitória do presidente americano, Barack Obama, e que "o império está vivo e mais ameaçador que nunca".
"A única (coisa) que se viu do Obama foi o golpe em Honduras e as sete bases militares na Colombia", disse.
Depois de afirmar que o acordo militar entre Bogotá e Washington anexa a Colômbia aos Estados Unidos, Chávez disse estar pronto para enfrentar qualquer "agressão".
"Não se equivoque, senhor presidente Obama, e (não) vá ordenar uma agressão aberta contra a Venezuela utilizando a Colômbia", disse. "Nós estamos dispostos a tudo.
A Venezuela nunca mais voltará a ser colônia ianque, nem colônia de ninguém."

Um comentário:

  1. Esse cidadão é um maluco sem precedentes. Enxerga até elefantes azuis com asas. Pobre povo da Venezuela!

    ResponderExcluir