segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como trabalham !!!!

Câmara de Vereadores vazia. Por que vazia?
Padre Edilberto Sena (*)

Em qualquer lugar de trabalho, quem falta ao serviço, ou traz um atestado médico ou desconta do salário. Caso a explicação da falta não convença, o patrão perde a confiança e pode despedir o funcionário. Por que não funciona regra semelhante na Câmara de vereadores? O patrão deles está sendo prejudicado, porque os trabalhos estão parados.

A Câmara de vereadores está vazia, com dois ou três presentes em apenas dois dias da semana, fazendo de conta que funciona. E ainda tem vereador de plantão afirmando que as ausências de colegas não prejudicam os trabalhos. Ou é ironia ou de fato a Câmara é só um lugar de faz de conta. Basta conferir quantos assuntos importantes estão aguardando decisões dos funcionários do povo, diga-se de passagem, muito bem pagos pelo povo.

Entre tantos assuntos pendentes estão: o orçamento do próximo ano do Município, o código de postura, a lei de proteção dos igarapés, o conselho municipal de meio ambiente, a aplicação do plano diretor do Município, a fiscalização das aplicações dos recursos próprios e de projetos federais pelo poder executivo, a fiscalização do relacionamento da prefeitura com a Cosanpa para o serviço de saneamento básico da cidade de Santarém.

Esses são alguns dos assuntos urgentes que estão sobre a mesa, aguardando decisões dos 14 vereadores municipais. Caso alguns desses vereadores consiga subir na carreira política, candidatando-se a deputado, é seu direito, mas a população não lhes deu direito de se ausentar do trabalho por 3 meses, recebendo fielmente o salário a cada mês.

Não é justo, mesmo que entre eles tenham combinado, num corporativismo ilegal e ilegítimo. O presidente da Câmara não pode ser conivente com tal falta de governabilidade legislativa. Ou então, se os vereadores não fazem falta, qual é a real função da própria Câmara?

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário