quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para pessoal de Santarém aprender

Agrônomo ensina como cultiva pimenta malagueta em dia de campo

O cultivo da pimenta conquistou agricultores da Cooperativa Pindorama e de outras áreas a fora do estado de Alagoas.

A rentabilidade tem chamado a atenção dos pequenos agricultores, mas para obter uma colheita realmente produtiva alguns cuidados e segredos devem ser adotados. Na última semana o engenheiro agrônomo Jalme Calheiros, técnico da cooperativa, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL) e especialista no plantio da pimenta, comandou um dia de campo com mais de 40 agricultores na área do Projeto Pimenta Malagueta, em Coruripe.

Durante uma manhã inteira o agrônomo passou as principais orientações desde da seleção das sementes até a comercialização do fruto.
A pimenta malagueta é originária da Bacia Amazônica e é cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

A malagueta é uma das espécies que apresentar sabor mais forte tornando-se assim uma das mais conhecidas e consumidas no Brasil.
A altura de sua planta varia entre 30 cm e 2 metros e se cultivada com todos os tratos necessários cada pé rende de até 350 gramas por dia. “Depois da seleção das sementes vem uma etapa crucial o plantio em bandejas.

O agricultor deve montar uma bandeja de isopor com 128 células, preenchidas com substrato comercial ou preparado na propriedade.
Observar, irrigar sem encharcar até que as mudas apresentarem de 4 a 6 folhas, ou atingirem dez centímetros de altura”, explicou o agrônomo.
Para que a muda apresente as características ideais é recomendável que ela seja cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura.
Outra orientação repassada pelo técnico é a necessidade da análise do solo, este deve apresentar fertilidade, leveza, ser bem drenado, profundo e ter Ph entre 5,5 a 7,0. “A quantidade de adubo a ser aplicado é determinada com base na análise química do solo.

Mas o segredo está no trato cultural, totalmente orgânico, onde pulverizamos as plantas com a mistura de urina vaca, manipueira, nin, pimenta, açúcar e sabão neutro”, receitou. Cumprida a etapa da adubação a poda, a capina e a irrigação serão decisivas para o bom desenvolvimento da planta e o rendimento de frutos. “A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.

A capina evita a interferência das plantas daninhas que reduzem a produtividade e qualidade dos frutos. Já a irrigação é o ponto crítico do plantio.
Na fase da afloração o excesso de água provoca fungos e baixa produtividade. Por isso é necessária a análise do solo”, lembrou Calheiros.

A quase um ano à frente do projeto Pimenta Malagueta o técnico da cooperativa revelou que a unidade lançou um desafio: Expandir o projeto realizando o plantio de 150 a 200 pés de pimenta malagueta entre os colonos interessados com a perspectiva de colher de 12 a 15 quilos de pimenta por pé no período de um ano. “É um desafio que eu já aceitei. Técnicos de industrias grandes como a Maratá vieram conhecer o projeto porque não acreditaram no nosso rendimento.

Como disse no inicio do curso é só seguir os passos sem tropeços que a planta cresce e nos surpreende”, enfatizou.
A colheita da pimenta malagueta se inicia após 100 dias do plantio. A comercialização das pimentas depende do mercado de destino, que determina sua forma de apresentação, quantidade e preço, o mercado é extenso devido à grande variedade de produtos e subprodutos, usos e formas de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário