segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Basta ter vontade

NOVO CULTIVO
Serra do Araripe também dá morango

Nova Olinda. Há quem custe a acreditar que estão sendo cultivados morangos em plena Serra do Araripe. A experiência é num pequeno canteiro econômico, localizado na Serra do Catolé, em Nova Olinda. O fruto agora é real. 

Após um ano de insistente trabalho, regando todos os dias as plantinhas, o agricultor José Cazuza da Silva, o José Padre, viu os frutos finalmente aparecerem. 
O cultivo foi iniciado apenas com uma única muda, ofertada por uma amiga. Não deu outra: são dezenas de outras em meio à agrofloresta de um amante da natureza. De todas as experiências com plantas de José Padre, essa tem sido a que ele está tratando com um zelo extremo. Também, explica ele, chegou a passar um dia sem regar e no final da tarde a planta estava bem murchinha. "O morangueiro é muito sensível e que precisa estar sempre com água", acrescenta. Só em ter sobrevivido para ele já é um grande resultado, a quem parece sempre estar testando a sua capacidade de romper barreiras em novos cultivos. 

A água para regar as plantinhas sai da cisterna de placa. Nesse tempo, água armazenada na serra, que não seja em cisterna, praticamente não existe. 
O jeito é economizar ao máximo para ter sempre, mesmo que sendo quase a conta gotas. 
Até o canteiro é adaptado para essa finalidade.

O agricultor utilizou uma lona preta num cercado retangular com tijolos e uma camada de terra bem adubada para a experiência dar certo. Algumas outras mudas estão em pequenos sacos. A experiência bem vinda poderá resultar já na negociação com mudas, por exemplo. Para ele não seria uma má ideia. O plantio com os morangos é o mais recente, dentre as culturas que experimenta nos seus cinco hectares de terra. 
Na Chapada do Araripe o que parece uma fruta desconhecida para a maioria dos moradores passou a ser um capricho no pequenino plantio de José do Padre. 
Os morangos brotaram depois de um ano de cultivo.

Nota do Blog: Uva, morango, melão,  e assim vai se construindo um sem número de oportunidades para esse produtor cearense. Vontade, garra ele já tem pelos exemplos acima. Com incentivo e caminhos para colocar seus produtos completam o ciclo do produzir e vender e tornar a produzir. Coisas que ainda precisamos aprender em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário