segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aplauso pontual aos poder público municipal

Padre Edilberto Sena (*)

Antes tarde do que nunca. O Poder Público Municipal, Legislativo e Executivo, tomou uma decisão benéfica para a população usuária de energia elétrica. Mesmo atrasada, é uma decisão positiva. Finalmente o usuário de energia elétrica vai poder saber na hora da leitura do contador, quanta energia ele consumiu.

Depois que a Rede Celpa adotou o novo sistema de medir o consumo de energia, com aqueles aparelhos lá no alto do poste, 3 ou 4 medidores enfileirados, ficou impossível para o consumidor saber quanta energia consumiu, muitos nem vêem o conferencista chegar e nem sabem se ele veio e de fato conferiu o consumo.

O usuário, por mais de cinco anos, vem pagando caro sem ter certeza de que consumiu tudo aquilo que chega no talão de cobrança. Pode ser que a partir de agora, com a obrigação de o conferencista chamar o usuário na hora de examinar o medidor, pode ser que o serviço se torne mais transparente e real, o que ainda terá dificuldade de visualização dos números, porque os medidores em grande maioria, estão distantes da visão comum.

A Rede Celpa, provavelmente, terá que abandonar os medidores atuais e voltar aos antigos, colocados no poste de entrada das residências, para se ter mais transparência no serviço. Afinal, embora o paraense, use energia limpa, sem uso de petróleo, paga tão caro que fica a ideia de que o usuário está sendo ludibriado e pagando injustamente pela energia que consome. Daí que a decisão da prefeitura merece apoio porque tornará o serviço da cobrança de consumo de energia mais visível ao consumidor.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém











Nenhum comentário:

Postar um comentário